Andarilhanças e estrangeiridades em uma quase Itália de Carmelo Bene

  • Silvia Balestreri Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este é um dos três trabalhos apresentados na mesa temática Andarilhanças e Estrangeiridades em Pesquisas em Artes Cênicas e trata de insights de pesquisa e sobre o pesquisar advindos durante pesquisa de campo na Itália, em busca de sinais do artista Carmelo Bene, falecido em 2002. A mesa se propôs a acompanhar diferentes andanças de pesquisa, as sensações vivenciadas e suas ressonâncias nos trabalhos de investigação e estudos realizados. Naquele momento, foi dada especial atenção às experiências em países estrangeiros e às singularizações a partir daí produzidas no corpo de quem pesquisa e nos textos que esses corpos escrevem. Andarilhança e estrangeiridade são termos inventados como provocação para nomear diferentes modos de fazer-sentir em um certo modo de realizar pesquisas de campo. Minhas incursões à Itália têm sido feitas anualmente, em curtos intervalos de tempo, desde 2014. O “quase” do título se refere à imprecisão de uma ideia de nação para situar a procedência e as influências do território na vida-e-obra de um artista.

Biografia do Autor

Silvia Balestreri, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora do Departamento de Arte Dramática e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituo de Artes da UFRGS.

Referências

BALESTRERI, Silvia. Em que ainda nos pode servir a tua Europa, Carmelo Bene? IN: Reunião Científica de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (9: 2017: Natal, RN). [Anais]. Diversidade de Saberes – As Artes Cênicas em Diálogo com o Mundo, Natal, RN: ABRACE, 2017. Vol. 18, n. 1 (2017),

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. Trad. de Mário Quintana, Lourdes de Souza Alencar, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Lúcia Miguel Pereira. Rio de Janeiro/Porto Alegre/São Paulo: Globo, 1956-1958. 7v.

GIACCHÈ, Piergiorgio. Eugenio Barba e Carmelo Bene: Vite Parallele e Viaggi Perpendicolari. Teatro e storia. n. 33, 2012. 321-332. Disponível em http://www. teatroestoria.it/pdf/33/33-17-GIACCHE.pdf Acesso 03/11/2016.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. IN: LINS, Daniel (org.) Nietzsche e Deleuze: pensamento nômade. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

KASTRUP, Virgínia. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCOSSIA, Liliana. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

NACCI, Luigi. Intervista con Luigi Nacci, scrittore, giornalista, guida escursionistica e operatore culturale. Meglio dire, un viandante moderno. s. l.: s.ed., s.d. Disponível em: https://www.viefrancigene.org/it/resource/blog/Luca_Bruschi/intervista-con-luigi-nacci-camminatore-scrittore/ Acesso em 06-10-2018.

NACCI, Luigi. Alzati e cammina. Sulla strada della viandanza. Portogruaro, Venezia, IT: Ediciclo, 2014.

UNO, Kuniichi. Guattari: confrontações. Conversas com Kuniichi Uno e Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1, 2016.

VELOSO, Caetano; FERRAZ, Eucanaã (org).Sobre as letras.. São Paulo: Cia. das Letras, 2003. p. 62-63.

Publicado
2019-05-09
Seção
Mesas Temáticas