Teatro (educação): (contra) guerrilhas poéticas

  • Flavio Fonseca Universidade Federal do Amapá

Resumo

O seguinte trabalho propõe discutir a relação do Teatro na Escola que expande o paradigma do ensinar/aprender, buscando conscientizar professores sobre a necessidade cada vez mais urgente da Arte enquanto elemento de construção de conhecimento cujo o pensamento e o engajamento político sejam os propulsores da Prática Pedagógica em Teatro, tendo em vista as recentes imposições e desrespeitos de toda ordem advindas das decisões arbitrárias do Estado, bem como a um terrível fenômeno de conservadorismo desenfreado que tende cada vez mais a criar um inconsciente coletivo de ódio para com o diferente, massacrando cruelmente toda e qualquer minoria. Assim, propomos a discussão, pautada na prática de ações artísticas e pedagógicas de cunho político que em meio ao ambiente escolar busca promover reflexões poéticas acerca do nosso tempo presente. Enquanto exemplos práticos, são apresentadas ações que vão desde o ensino de Teatro na Educação Básica, em uma escola de gestão militar na cidade de Fortaleza-Ce, como a formação de professores de Teatro, de abordagem altamente política, no curso de graduação da Universidade Federal do Amapá. O artigo problematiza ainda a possibilidade do professor de teatro enquanto um a(r)tivista, uma vez que suas ações transitam pelos campos da arte e da política, especificamente, por um ativismo poético, disseminando, assim, atos de resistência e questionamento social, instaurando com isso, verdadeiros levantes poéticos.

Biografia do Autor

Flavio Fonseca, Universidade Federal do Amapá
Professor Assistente, Departamento de Letras e Artes - Universidade Federal do Amapá.

Referências

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. Drama como método de ensino. São Paulo: Hucitec/Mandacaru, 2006.

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FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Trad. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.

RANCIÈRE, Jacques. Les paradoxes de l’art politique. In: Le spectateur émancipé. La Fabrique, Paris, 2008

RAPOSO, Paulo. "Artivismo": articulando dissidências, criando insurgências. In: Cadernos de Arte e Antropologia, volume 4, número 2, 2015, pp. 3-12.

Outras fontes:

http://www.escolasempartido.org/quem-somos

https://vejasp.abril.com.br/atracao/o-evangelho-segundo-jesus-rainha-do-ceu/

https://veja.abril.com.br/entretenimento/como-e-a-performance-do-artista-nu-que-foi-tocado-por-criancas/

Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas