Piratas ao mar: reflexões sobre a experiência da prática pedagógica teatral a partir do corpo-voz e da comicidade

  • Raiana de Freitas Paludo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • André Carrico Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma experiência voluntária no campo da pedagogia teatral, tendo como objetivo fomentar reflexões oriundas da experiência da prática pedagógica teatral partindo do corpo-voz e da comicidade. Para tanto, foi realizada, durante o segundo semestre do ano de 2017, a oficina denominada: CORPO-VOZ, e um riso, com duração de seis meses, junto a um grupo de estudantes do ensino médio do Campus Natal Central no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (CNAT/IFRN). A coleta de dados se deu a partir de relatos das experiências da viagem no mar da didática e dos processos de ensino-aprendizagem da arte cênica. Meu intento não foi definir metodologias ou regras absolutas, e sim levantar reflexões acerca da pedagogia teatral com base nos elementos da comicidade e do trabalho de corpo-voz.

Referências

BISCARO, Barbara. Vozes nômades: escutas e escritas da voz em performance. Florianópolis – 2015. Tese de doutorado – Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Santa Catarina.

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Campinas – SP: Editora Unicamp, 2001.

CANALLES, Pablo. Dos princípios do ator: a análise da ação física através da tríade percepção-imaginação-adaptação, a partir dos pressupostos de Konstantin Stanislávski. Florianópolis – 2008. Dissertação de mestrado – Universidade do Estado de Santa Carina – UDESC, Santa Catarina.

FO, Dario. Manual mínimo do ator. São Paulo: SENAC São Paulo, 1999.

GAYOTTO, Lucia Helena. Voz, partitura da ação. São Paulo: Plexus, 2015.

GROTOWSKI, Jerzy. O teatro laboratório de Jerzy Grotowski 1959 – 1969. São Paulo: Perspectiva, 2007.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 25 de jun. 2018.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução: Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi – 1 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2015.

LOPES. Sara Pereira. Diz isso cantando! A vocalidade poética e o modelo brasileiro. Tese (Doutorado em Artes). São Paulo: USP, 1997.

PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

REVERBEL, Olga Garcia. Jogos teatrais na escola: atividades globais de expressão. São Paulo: Editora Scipione, 1989.

SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo: Perspectiva, 2013.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. São Paulo: Perspectiva, 2017.

STEIN, Moira. Corpo e palavra: caminhos da fala do ator contemporâneo. Porto Alegre: Movimento/EDUNISC, 2009.

TELLES, Narciso (org.). Pedagogia do teatro: práticas contemporâneas na sala de aula. Campinas, SP: Papirus, 2013 – (Coleção Ágere).

Publicado
2019-05-08
Seção
Circo e Comicidade