A recepção acidental em “sÓ”: uma via de leitura

  • Cecília Lauritzen Jácome Campos Universidade Regional do Cariri

Resumo

O texto apresenta um trecho da tese intitulada “A recepção acidental:vias de leitura do teatro performativo urbano”, cujo enfoque esteve centrado no diálogo entre as noções de acaso e acidente e o fato do pedestre passar ou não a assumir o lugar de espectador. Uma das leituras que compartilho é a experiência como espectadora da intervenção urbana “sÓ”, performada pela artista Sâmia Ramare, em que a mesma ocupa espaços públicos não convencionais, ou seja, onde não há uma cultura prévia de eventos artísticos.

Biografia do Autor

Cecília Lauritzen Jácome Campos, Universidade Regional do Cariri
Departamento de Teatro da Universidade Regional do Cariri.

Referências

CARREIRA, André. Teatro de rua como ocupação da cidade: criando comunidades transitórias. Urdimento, Florianópolis, n. 13, p. 11-21, 2009.

DAROS, E. J. O pedestre: 13 condições para torná-lo feliz. São Paulo: Associação Brasileira de Pedestres –ABRASPE, 2000. Disponível em: http://www.pedestre.org.br/downloads/OPEDESTREFELIZ.pdf. Acesso em: 17 nov. 2018.

ENTLER, Ronaldo. Acaso e cotidiano. 1997. Disponível em: http://www.entler.com.br/textos/acaso_cotidiano.html. Acesso em: 17 nov. 2018.

ESCÓSSIA, Liliana da; KASTRUPP, Virgínia. O conceito de coletivo como superação da dicotomia indivíduo-sociedade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 295-304, mai./ago. 2005.

FISCHER-LICHTE, Erika. The transformative power of performance. London and New York: Routledge, 2008.

MORAES, Márcia Oliveira. Sobre a noção de rede e a singularidade das ciências. Revista Documenta, v. 8, n. 12/13, pp. 57-70, 2002.

REDHEAD, Steve. The art of the accident: Paul Virilio and accelerated modernity. Fast Capitalism, v. 2, n. 1. 2006. Disponível em: http://www.fastcapitalism.com/. Acesso em: 19 nov. 2018.

SALATIEL, José Renato. Sobre o conceito de acaso na filosofia de Charles S. Peirce. 2008. Tese (Doutorado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Cênicas na Rua