Convívio com espectadores de “A Cantora Careca: Teatro do Absurdo de Eugène Ionesco”

  • Rafael Rodrigues Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Neste trabalho abordamos as práticas de convívio realizadas com o público do espetáculo “A Cantora Careca: Teatro do Absurdo de Eugène Ionesco”, criação do TUI – Teatro Universidade Informação, projeto de extensão do Departamento de Artes Cênicas da UFOP nos anos de 2017 e 2018. Como objetos de estudo que mapeiam essa prática buscamos analisar experiências contemporâneas voltadas à formação do espectador teatral, como o da Escuela de Espectadores de Buenos Aires, coordenado por Jorge Dubatti. No exercício de convívio buscamos junto ao público seu lugar de autoridade de fala no exercício de expectação, uma poiesis do espectador, que reconhece no exercício de apreciação e frequentação de espetáculos seu posicionamento crítico enquanto cidadão e construtor de uma perspectiva para a teoria das artes.

Biografia do Autor

Rafael Rodrigues Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestrando, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas -Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (org.). O ato do espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec; Florianópolis: iNerTE, 2017.

DUBATTI, Jorge. O teatro dos mortos: introdução a uma filosofia do teatro. Tradução de Sérgio Molina. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

DUBATTI, Jorge. La Escuela de Espectadores de Buenos Aires (2001-2016) Un laboratorio de (auto)percepción teatral. DESGRANGES, Flávio; SIMÕES, Giuliana (org.). O ato do espectador: perspectivas artísticas e pedagógicas. São Paulo: Hucitec; Florianópolis: iNerTE, 2017. P. 239-249.

HANDKE, Peter. Peter Handke: peças faladas. Organização e tradução de Samir Signeu. São Paulo: Perspectiva, 2015.

PAVIS, Patrice. A análise dos espetáculos. Tradução de Sérgio Sálvia Coelho. São Paulo: Perspectiva, 2015.

Publicado
2019-05-14
Seção
Teorias do Espetáculo e da Recepção