O produtor-criador na cena teatral contemporânea ludovicense

  • Alana Araujo Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este ensaio deriva de estudos para minha pesquisa de mestrado na qual investigo o produtor-criador, num contexto do teatro de grupo em São Luís, levando em consideração a forma como os coletivos se organizam para trabalhar sua prática artística. O trabalho partirá da minha prática dentro do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, tendo em vista que a experiência dentro do grupo contribuirá para narrar situações que me levaram a refletir sobre a prática da produção na atualidade. Pensar os processos de produção, tomando como referência o teatro de grupo é ponto de partida a particularidade da função exercida dentro do mesmo, é uma forma de questionar tal processo, atentando para suas implicações como meio, cujo eixo é o próprio artista. Entendo por produtor-criador, o integrante de um grupo que executa atividades na gestão e produção do mesmo e participar das discussões e construção dos processos criativos, contribuindo ativamente para os resultados estéticos do grupo.

Biografia do Autor

Alana Araujo, Universidade Federal de Uberlândia

Cursando Mestrado em Artes Cênicas na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, graduada em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Produtora, atriz DRT: 0382/MA e pesquisadora - Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho desde 2010.

Referências

AVELAR, Rômulo. Notas sobre produção e gestão cultural. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. DUO Editorial, 2010.

BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Magia e técnica, arte e política Obras escolhidas. Vol. I. Trad: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, P. 122-126

CARREIRA, André. O Teatro de Grupo e a renovação do teatro no Brasil. In: Subtexto. Revista de teatro do Galpão Cine Horto. Ano IV, n. 04. Belo Horizonte: Rona Editora. 2007, p. 9-11.

CARREIRA, André. Práticas de produção teatral em Santa Catarina. Florianópolis: Fundo de apoio à pesquisa da UDESC e CNPq, 2002.

COHEN, Samantha Agustin. Teatro de Grupo: trajetórias e relações impressões de uma visitante. Joinvile, SC: Editora Univille, 2010.

CORREIA, Thiago. Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: o universo da produção cultural. (Artigo) Alvenarias Cênicas: diálogos sobre especialidades da engenharia teatral. Org. Francisco Lima, Frank Magalhães e Thiago Correia, São Paulo: Giostri Editora, 2018.

KOUDELA, Ingrid Dormien e ALMEIDA JÚNIOR, José Simões. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015, P.145-146.

MARINA, Heloisa. Atriz produtora de um teatro menor latino americano: crises e potências na inter-secção dos processos de produção, gestão e criação. Tese. UDESC, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis, 2017.

MOSTAÇO, Edélcio. Grupo de Teatro, um percurso histórico. (Artigo) Revista Próximo Ato: teatro de grupo/ Org. Antônio Araújo, José Fernando Peixoto de Azevedo e Maria Tendlau, São Paulo: Itaú Cultural, 2011.

SALLES, Cecília Almeida. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

SANTOS, Abimaelson Pereira. Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro: o Maranhão no século XXI. São Luís, MA: EDUFMA, 2013.

SANTOS, Vladimir. Grupo de Teatro, um percurso histórico. (Artigo) Revista Próximo Ato: teatro de grupo/ Org. Antônio Araújo, José Fernando Peixoto de Azevedo e Maria Tendlau, São Paulo: Itaú Cultural, 2011.

TROTTA, Rosyane. Paradoxo do Teatro de Grupo no Brasil. Dissertação de mestrado. ECA USP. 1995.

PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VALE, Flávia Janiaski. Produção e gestão no teatro de grupo como projeto de construção de autonomia. Dissertação. UDESC, Centro de Artes, Mestrado em Teatro, Florianópolis, 2008.

Publicado
2019-05-10
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas