O produtor-criador na cena teatral contemporânea ludovicense
Resumo
Este ensaio deriva de estudos para minha pesquisa de mestrado na qual investigo o produtor-criador, num contexto do teatro de grupo em São Luís, levando em consideração a forma como os coletivos se organizam para trabalhar sua prática artística. O trabalho partirá da minha prática dentro do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, tendo em vista que a experiência dentro do grupo contribuirá para narrar situações que me levaram a refletir sobre a prática da produção na atualidade. Pensar os processos de produção, tomando como referência o teatro de grupo é ponto de partida a particularidade da função exercida dentro do mesmo, é uma forma de questionar tal processo, atentando para suas implicações como meio, cujo eixo é o próprio artista. Entendo por produtor-criador, o integrante de um grupo que executa atividades na gestão e produção do mesmo e participar das discussões e construção dos processos criativos, contribuindo ativamente para os resultados estéticos do grupo.Referências
AVELAR, Rômulo. Notas sobre produção e gestão cultural. 2ª ed. Belo Horizonte: Ed. DUO Editorial, 2010.
BENJAMIN, Walter. “O autor como produtor”. In: Magia e técnica, arte e política Obras escolhidas. Vol. I. Trad: Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994, P. 122-126
CARREIRA, André. O Teatro de Grupo e a renovação do teatro no Brasil. In: Subtexto. Revista de teatro do Galpão Cine Horto. Ano IV, n. 04. Belo Horizonte: Rona Editora. 2007, p. 9-11.
CARREIRA, André. Práticas de produção teatral em Santa Catarina. Florianópolis: Fundo de apoio à pesquisa da UDESC e CNPq, 2002.
COHEN, Samantha Agustin. Teatro de Grupo: trajetórias e relações impressões de uma visitante. Joinvile, SC: Editora Univille, 2010.
CORREIA, Thiago. Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: o universo da produção cultural. (Artigo) Alvenarias Cênicas: diálogos sobre especialidades da engenharia teatral. Org. Francisco Lima, Frank Magalhães e Thiago Correia, São Paulo: Giostri Editora, 2018.
KOUDELA, Ingrid Dormien e ALMEIDA JÚNIOR, José Simões. Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva: SP Escola de Teatro, 2015, P.145-146.
MARINA, Heloisa. Atriz produtora de um teatro menor latino americano: crises e potências na inter-secção dos processos de produção, gestão e criação. Tese. UDESC, Centro de Artes, Doutorado em Teatro, Florianópolis, 2017.
MOSTAÇO, Edélcio. Grupo de Teatro, um percurso histórico. (Artigo) Revista Próximo Ato: teatro de grupo/ Org. Antônio Araújo, José Fernando Peixoto de Azevedo e Maria Tendlau, São Paulo: Itaú Cultural, 2011.
SALLES, Cecília Almeida. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
SANTOS, Abimaelson Pereira. Transgressões Estéticas e Pedagogia do Teatro: o Maranhão no século XXI. São Luís, MA: EDUFMA, 2013.
SANTOS, Vladimir. Grupo de Teatro, um percurso histórico. (Artigo) Revista Próximo Ato: teatro de grupo/ Org. Antônio Araújo, José Fernando Peixoto de Azevedo e Maria Tendlau, São Paulo: Itaú Cultural, 2011.
TROTTA, Rosyane. Paradoxo do Teatro de Grupo no Brasil. Dissertação de mestrado. ECA USP. 1995.
PAVIS, Patrice. Dicionário do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2008.
VALE, Flávia Janiaski. Produção e gestão no teatro de grupo como projeto de construção de autonomia. Dissertação. UDESC, Centro de Artes, Mestrado em Teatro, Florianópolis, 2008.