O teatro de formas animadas na formação docente: invisibilidade e possibilidades

Resumo

O presente trabalho possui como tema o teatro de formas animadas na formação docente em Pedagogia no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A problematização enfoca o contexto formativo das futuras pedagogas em relação ao teatro de formas animadas, uma vez que atividades com bonecos são recorrentes nesse contexto. Para tanto, foi realizado um levantamento de dados a partir de materiais publicados no Ministério da Educação (MEC) e as produções do Grupo de Pesquisa Arte na Pedagogia (GPAP).  A partir desse levantamento foi possível observar que pensar o teatro de formas animadas na formação docente implica em pensar a situação das linguagens artísticas no contexto da formação docente. Implica ainda em historicizar o ingresso do teatro de formas animadas nas instituições educacionais brasileiras e em retomar a questão sobre a polivalência e o especialista. A problematização é balizada pela inspiração foucaultiana que nos convida a pensar de outro modo e a duvidar dos apriorismos. A conclusão confirma invisibilidade do teatro de formas animadas no contexto dos cursos de graduação em Licenciatura em Pedagogia e a potencialidade dessa linguagem artística como objeto de arte, de filosofia e história. Aponta para a exploração e desenvolvimento dessa linguagem em oposição às práticas caricatas e superficiais com teatro de formas animadas.

Biografia do Autor

Rossana Perdomini Della Costa, Universidade Federal de Santa Maria
Professora adjunta do Curso Licenciatura em Teatro do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em cotutela com a Université Paris Nanterre.

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Publicado
2019-05-09
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas