Formatividade: o humano na experiência estética

Resumo

O texto que apresento trata da exploração do tema de tese intitulado “O CORPO-OBSERVADOR EM ESTADO COMPOSITIVO: ATOS DE CRIAÇÃO DO ARTISTA”. Sobre esse tema, discuto as experiências do artista sob o campo da observação, dos processos perceptivos do corpo, reconhecendo que corpo observador reverbera atos de criação do seu viver em arte.  A observação, que compreendo ser do corpo se dá por meio do que o artista compõe de experiências que o atravessa e o modifica, e pelo que ele faz atravessar e modificar. Vida empenhada em arte. No trânsito das experiências, o artista em observação se move apreendendo as coisas, se envolve, e que ressoa em atos de criação, sendo a própria vida posta sob o signo da arte. Nesse contexto, apresento nuances do processo artístico de Eleonora Fabião, Hélio Oiticica e Pina Bausch, entendendo assim, que as ideias em criação do artista são geradas pelo que ele pensa, por suas afetações, pelo que compõe com o outro, estando o artista em estado de formatividade. Encontro na experiência d artista, ressonâncias de receptividade, disponibilidade e abertura dadas pela experiência cotidiana, sejam elas deflagradas no fazer da obra, ou mesmo, no andarilho das experiências do dia a dia. 

Biografia do Autor

Meireane Ribeiro Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Meireane Carvalho é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Artes da Cena - Unicamp. É pesquisadora em Dança e professora do Curso de Dança da Universidade do Estado do Amazonas - UEA.  Atua em disciplinas de processos criativos do corpo.

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Publicado
2019-05-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas