Teatralidade e imagem-levante: a radicalidade da arquitetura corporal no homem-bomba

Resumo

O seguinte estudo propõe identificar a teatralidade como dispositivo de resistência com o propósito de evidenciar as potencialidades de mobilização simbólicas e balísticas do corpo-bomba no contexto de combate e palco como organizador da “imagem-levante” e “imagem-transformadora” a partir da noção de representação e “necropoder” como estratégia de terror, sacrifício e artivismo.

Biografia do Autor

Dalmir Rogério Pereira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, professor efetivo na área de visualidades da cena na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás onde coordena o Laboratório de pesquisa em design da performance.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Nudez (p.71-120). In: Nudez. Tradução Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio D’ Água Editores, 2010.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

BAUMAN, Zygmunt. O Terror Global. In: Medo Líquido. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BIERINCKX, Cis. Recontruindo Fragmentos: Rabih Mroué em Cavalgando Nuvens. Entrevista. In: Catálogo 4° Mostra de Teatro Internacional de São Paulo (MIT-SP). (p.38-47). Ed responsáveis Kill Abreu e Luciana. E. Romagnolli. Revista de Artes: n°4, 2017.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CARVALHO, Flávio de. Trajo e liberdade- O discurso do Conde de Mirabeau. In: A Moda e o Novo Homem. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Levantar nossos fardos. In: Levantes. São Paulo: edições Sesc, 2017.

DIEGUES; Ileana. Cenários Liminares-Teatralidades, performances e política. Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2016.

FÉRAL, Josette. Além dos Limites: Teoria e prática do teatro. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FOUCAULT, Michael.O corpo utópico. In: O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo, 2015.

LADDAGA, Reinaldo. Estética da Emergência. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: N1 Edições, 2018.

OITICICA, Hélio. Obra e estratégia. In: Catálogo mostra rio arte contemporânea 1. Rio de Janeiro: Prefeitura do Rio de Janeiro; Secretaria das Culturas; RIOARTE, Museu de Arte Moderna, 2002.

PELBART, Peter Pál. Impotência do Mundo. In: O Avesso do Niilismo: Cartografias do esgotamento. N1 edições, 2016.

RAMOS, Adriana Vaz. O design de aparência de atores e a comunicação em cena. São Paulo: Senac, 2013.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

SMALL, Daniele Avila. O Saber sem tripé. Notas sobre o trabalho de Rabih Moroué. In: Catálogo 4° Mostra de Teatro Internacional de São Paulo (MIT-SP). (p. 48-53). Ed responsáveis Kill Abreu e Luciana. E. Romagnolli. Revista de Artes: n°4, 2017.

TURNER, Victor W.. Liminaridade e communitas. In: O Processo Ritual. Ed. Petrópolis: Vozes, 2013.

Publicado
2019-05-09
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras