Improvisação em dança na sala de aula: a construção de políticas do corpo

  • Verônica Teodora Pimenta Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A partir da pesquisa de doutorado em andamento intitulada Didática de Invenção na Improvisação em Dança, sob orientação da Professora Dra. Mônica Medeiros Ribeiro, o texto aborda a improvisação como dispositivo didático. Epistemologicamente, a pesquisa situa-se no campo do acompanhamento de processos cartográficos, tais como definidos por Deleuze e Guatarri. Apresentamos parte de uma cartografia do ensinoaprendizagem da improvisação em dança que conta com as seguintes estratégias metodológicas: revisão bibliográfica, revisão de fontes artísticas da improvisação em dança, observação participativa das aulas ministradas na Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes (Belo Horizonte/Minas Gerais) e análise dos registros em diário da doutoranda sobre intervenções artístico-educativas de improvisação em dança. Compreende-se que a improvisação consiste num trabalho performativo que coloca borrões nas divisões estanques entre processos e produtos, configurando-se como composição no instante. Os resultados envolvem a discussão da improvisação em dança como um procedimento que favoreceu a aprendizagem inventiva dos educandos e também da artista-professora. Por fim, entrelaçando a noção de poder disciplinar, a partir de Michel Foucault, e o entendimento de dança como manifestação política de André Lepecki, abordamos a improvisação em dança como meio de estabelecimento de políticas do corpo.

Biografia do Autor

Verônica Teodora Pimenta, Universidade Federal de Minas Gerais
Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG.

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Publicado
2019-05-15
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança