Cantos tradicionais e o trabalho do ator sobre si: um estudo sobre a noção de “objetividade do ritual” em Jerzy Grotowski

  • Luciano Matricardi Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Em sua pesquisa sobre as práticas rituais, o artista polonês Jerzy Grotowski mobilizou competências ligadas ao campo das artes dramáticas, do canto e da dança, na investigação de técnicas artesanais e suas possibilidades de impacto objetivo sobre o atuante nas relações corpo-mente. Essa episteme pode também ser pensada em diálogo com outras áreas do conhecimento, como a sociologia e a antropologia – o que gostaria de explorar neste artigo a partir das relações entre formas expressivas e contexto, entre significante e significado, à luz de algumas reflexões do antropólogo e etnomusicólogo John Blacking. Considerando, assim, que embora a elaboração técnica das práticas rituais tradicionais esteja baseada em sistemas simbólicos e tipos de ação social específicos, ela também se dá através de capacidades cognitivas e sensoriais inatas que os seres humanos estão predispostos a usar na relação com seus contextos e na produção de sentidos. Dessa forma, percebo na abordagem de Grotowski, da aproximação entre teatro e ritual, possibilidades de interação, jogo e vivência que se voltam mais ao exercício de percepção e transformação do indivíduo do que aos paradigmas representacional e de apropriação simbólica. Acredito, assim, que esta perspectiva nos permite pensar uma vivência teatral que toma o ritual como professor. Um professor cujos saberes artesanais podem operar como guias para percepções mais profundas do sujeito-ator.

Biografia do Autor

Luciano Matricardi, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor de atuação.

Referências

BASTOS, Rafael José de Menezes. Esboço de uma teoria da música: para além de uma antropologia sem música e de uma musicologia sem homem. Anuário Antropológico 93, pp. 9-73, 1995.

BLACKING, John. Música, cultura e experiência. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 16, n. 16, p. 201-218, mar. 2007.

FLASZEN, Ludwik. Grotowski & companhia: origens e legado. São Paulo: É Realizações, 2015.

FERRETI, Sergio Figueiredo. Querebentam de zomadonu: etnografia da casa das minas. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2009.

GROTOWSKI, Jerzy. Theatre of sources. In: WOLFORD, Lisa; SCHECHNER, Richard (Orgs). The grotowski sourcebook. New York: Routledge, 1997.

GROTOWSKI, Jerzy. Tú Eres Hijo de Alguien. Revista Máscara. CuadernoIberoamericano de Reflexion sobre Escenologia, Cidade do México, ano 3, n. 11-12, 1993.

GROTOWSKI, Jerzy. Performer. Revista Performatus, Brasil, Ano 3, n. 14, p. 1-6, julho de 2015.

GROTOWSKI, Jerzy. Era como um volcán. In: PANAFIEU, Bruno. Gurdjieff, textos compilados. Caracas: Editora Ganesha, 1997. p. 117-151.

GROTOWSKI, Jerzy. Da companhia teatral à arte como veículo. In: RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva, 2012.

GROTOWSKI, Jerzy. Projet d’enseignement et de recherches: anthropologie théâtrale. Projeto apresentado para candidatura de Grotowski ao Collège de France. Arquivo de Mario Biagini. Cedido à pesquisadora Tatiana Motta Lima, 1995.

GROTOWSKI, Jerzy. Anthropologie théâtrale: “La ‘lignéeorganique’ authéâtre et danslerituel”. Collection College de France: de 1997-1998.

MOTTA LIMA, Tatiana. Grotowski: arte, espiritualidade e subjetividade. CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 6. 2010, Rio Grande do Norte. Anais... Rio Grande do Norte: ABRACE, 2010.

MOTTA LIMA, Tatiana. Trabalho sobre si em Grotowski e no Workcenter: novas formas de subjetividade, novos corpos. In: TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara (Org). O corpo cênico: entre a dança e o teatro. São Paulo: Annablume, 2013.

MOTTA LIMA, Tatiana. Uma corrida tal que somos capazes de olhar calmamente em volta: (Re)pensando a noção de ação no trabalho do ator/atriz. PÓS - Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Minas Gerais, v. 8, n. 15: mai.2018.

OSINSKI, Zbigniew. Grotowski Traza los caminos: del drama objetivo (1983 – 1985) a las artes rituales (desde 1985). Revista Máscara. Cuaderno Iberoamericano de Reflexion sobre Escenologia, Cidade do México, ano 3, n. 11-12, 1993.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação do si. São Paulo: Annablume, 2015.

SANTOS, Deoscoredes M. dos.; SANTOS, Juana Elbein dos. A cultura nagô no Brasil - memória e continuidade. Revista USP, n. 18, p. 40-51, 30 ago. 1993.

WOLFORD, Lisa. Grotowski’s objective drama research (performance studies). University Press of Mississippi, 1996.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si