Cantos tradicionais e o trabalho do ator sobre si: um estudo sobre a noção de “objetividade do ritual” em Jerzy Grotowski
Resumo
Em sua pesquisa sobre as práticas rituais, o artista polonês Jerzy Grotowski mobilizou competências ligadas ao campo das artes dramáticas, do canto e da dança, na investigação de técnicas artesanais e suas possibilidades de impacto objetivo sobre o atuante nas relações corpo-mente. Essa episteme pode também ser pensada em diálogo com outras áreas do conhecimento, como a sociologia e a antropologia – o que gostaria de explorar neste artigo a partir das relações entre formas expressivas e contexto, entre significante e significado, à luz de algumas reflexões do antropólogo e etnomusicólogo John Blacking. Considerando, assim, que embora a elaboração técnica das práticas rituais tradicionais esteja baseada em sistemas simbólicos e tipos de ação social específicos, ela também se dá através de capacidades cognitivas e sensoriais inatas que os seres humanos estão predispostos a usar na relação com seus contextos e na produção de sentidos. Dessa forma, percebo na abordagem de Grotowski, da aproximação entre teatro e ritual, possibilidades de interação, jogo e vivência que se voltam mais ao exercício de percepção e transformação do indivíduo do que aos paradigmas representacional e de apropriação simbólica. Acredito, assim, que esta perspectiva nos permite pensar uma vivência teatral que toma o ritual como professor. Um professor cujos saberes artesanais podem operar como guias para percepções mais profundas do sujeito-ator.
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