E se aqui gente morasse? Teatro, cidade histórica e patrimônio cultural em Tiradentes (MG)

  • Rogério Lopes da Silva Paulino Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tereza Bruzzi de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo abordará temáticas que tem se tornado cada vez mais presentes no processo de criação das intervenções Os Floristas e Dona Juta que resultam do projeto “Aqui nesta casa chega - Residência Teatral na Cidade de Tiradentes. Abordando a relação entre a cidade, o patrimônio cultural e o turismo, a partir de uma perspectiva teatral. Num contexto delicado em que salta aos olhos o fato de que o Centro Histórico fora tomado pelas atividades ligadas ao turismo que, por um lado, foi responsável pela revitalização da cidade, por outro, acabou fazendo com que os moradores nativos fossem cada vez mais levados para habitações localizadas na periferia da cidade. Como criar um trabalho teatral que consiga promover a ponte entre estas duas realidades de maneira a problematizar as noções de pertencimento tão abaladas pelo processo de gentrificação é a questão central a ser abordada. As referências para tratar a relação do teatro e a cidade virão do diálogo com as manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, que percebem a rua e os espaços públicos não apenas como locais de apresentação, mas como espaços de convivência, ocupados das mais variadas formas. Também serão extraídas as referências dos fazeres tradicionais, que ainda existem nos arredores, como forma de valorizar essas manifestações e também reforçar o pertencimento desse grupo hoje em desconforto com a cidade vista como pano de fundo para festivais e festas. Propondo um teatro que aconteça junto à cidade, sem que seja preciso fechar ruas ou montar palcos, uma vez que a rua e os demais espaços públicos e privados serão convertidos em locais de experimentação criativa.

Biografia do Autor

Rogério Lopes da Silva Paulino, Universidade Federal de Minas Gerais
Teatro Universitário da UFMG.
Tereza Bruzzi de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais
Teatro Universitário da UFMG.

Referências

AVILA, Affonso Celso et al. Micro-região dos campos das vertentes. Estudo preliminar e diretrizes de desenvolvimento. v. 1. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1977.

FROTA, Lélia C. O grande mar do ser e as artes liminares. In: Arte Popular

de Pernambuco, curadoria Janete Costa, Catálogo da Exposição, 2001.

Publicado
2019-05-08
Seção
Artes Cênicas na Rua