Retomada: ancestralidade e contemporaneidade em performance

  • Frederico do Nascimento Faculdade Frassinete do Recife

Resumo

O espetáculoRetomada” é fruto da pesquisa Rito Ancestral Corpo Contemporâneo do Grupo Totem. As vivências e processos que levaram a sua construção perpassam pelos rituais: Menino do Rancho (povo Pankararu), Festa de Reis (povo Xukuru), e Toré (povo Kapinawá), povos indígenas de Pernambuco. Suas bases passam por estudos do teatro ritual (QUILICE, 2015) da performance enquanto “comportamento recuperado” (SCHECHNER, 2012), da antropologia (TURNER, 1974), da “ação” arquetípica, ancestral (GROTOWSKI, 1987). A poética polifônica de Retomada se fez em laboratórios / ensaios / processos rituais transculturais e interdisciplinares envolvendo teatro, dança e performance, elementos sonoros e visuais, ancorado na ancestralidade, na luta pela terra, na alma coletiva.

Biografia do Autor

Frederico do Nascimento, Faculdade Frassinete do Recife
Professor de História do Teatro, Curso de Pós-graduação em Cultura Pernambucana.

Referências

AGRA, Lúcio. Mobilidade no Contemporâneo: os espaços da performance, in Espaço e Performance. MEDEIROS, Maria Beatriz de, MONTEIRO, Mariana F. M. Brasília, Ed. Da Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2007.

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Publicado
2019-05-09
Seção
Mito, Imagem e Cena