Atos de presença, atos de ausência: outra maneira de se pensar o mascaramento

  • Ipojucan da Silva Universidade de São Paulo

Resumo

Atos de presença, atos de ausência: outra maneira de se pensar o mascaramento discute questões relativas a ampliação da compreensão da máscara e do mascaramento. Apesar da estreita e secular relação entre ambos, pode-se encontrar na cena contemporânea o efeito de mascaramento desvinculado de um artefato, operando modalidades de performatividade e teatralidade em diferentes estilos e estéticas, sobretudo no que diz respeito às questões relativas à presença cênica. Propõem-se aqui observar a presença cênica por outro viés, como um estado emergente de possibilidades, que ocorre no limite da ausência, isto é, na percepção do vazio imprevisível e não planejado durante a execução de uma ação. Essa abordagem está baseada em práticas que atuam como um tipo de mascaramento, que engajam o corpo do intérprete e que tem como resultado atrair e sustentar a atenção dos espectadores.

Biografia do Autor

Ipojucan da Silva, Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes- Departamento de Artes Cênicas (ECA-CAC) - USP.

Referências

FÉRAL, Josette. Por uma Poética da Performatividade: o teatro performativo. Revista Sala Preta, São Paulo: ECA-USP, n. 8, 2008, p. 197-210.

FISCHER-LICHTE. Erika. Appearing as embodied mind – defining a weak, a strong and a radical concept of presence. In: Giannachi, Gabriela; Kaye, Nick and Shanks, Michel (ed.). Archaeologies of Presence. New York, 2012, p. 103 – 118.

GIL, José. Movimento Total. São Paulo: Iluminuras, 2005.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Rio de Janeiro, Vozes, 2005.

SÁNCHEZ, José A. Dramaturgia en el campo expandido. In BELLISCO, Manuel; CIFUENTES, Maria José. Repensar la dramaturgia: errancia y transformación / Rethinking dramaturgo: errancy and transformation. Murcia: CENDEAC-Centro Párraga, 2011.

SHEFFLER, Ismael. O Laboratório de Estudo do Movimento e o Percurso de Formação de Jacques Lecoq. Tese de Doutorado, Florianópolis, Centro de Artes, UDESC, 2013.

SILVA, Ipojucan Pereira. Mascarmento Espacial: um processo criativo envolvendo a espacialidade corporal do ator. Tese de Doutorado, São Paulo, ECA-USP, 2015.

ZARRILLI, Phillip.’…presence…’as a question and emergent possibility. A case study from the performer’s perspective. In: Giannachi, Gabriela; Kaye, Nick and Shanks, Michel (ed.). Archaeologies of Presence. New York, 2012, p. 119 – 152.

Publicado
2019-05-07
Seção
Mesas Temáticas