Arquiteturas portáteis: a pesquisa de diplomação em Arquitetura de Krikor Belekian sob a orientação de Jacques Lecoq

  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Neste artigo, é feito um relato do memorial de diplomação em Arquitetura de Krikor Belekhian, apresentado em 1972, sob a orientação de Jacques Lecoq, na Escola de Arquitetura de Paris La Villette, Unidade Pedagógica n. 6. Spectacle d’architectures portables [Espetáculo de Arquiteturas Portáteis] é um documento inédito, cujos registram demonstram aspectos da pedagogia de Lecoq e como estes se articulam ao projeto de estruturas portáteis dinâmicas, elemento importante na origem do Laboratório de Estudo do Movimento. Este documento também apresenta uma relação de livros que dão a indicação de fundamentações teóricas consideradas importantes para a prática artístico-pedagógica de Lecoq.

Biografia do Autor

Ismael Scheffler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referências

BELEKHIAN, Krikor. Spetacle d’architectures portables. 1972. 16 f. Trabalho de diplomação (Graduação em Arquitetura) - École d’Architecture de Paris La Vilette. Paris, 1972.

BELEKIAN, Krikor. Entrevista a Ismael Scheffler com a participação de Antoine Blanchet na École International de Théâtre Jacques Lecoq. Paris, 14 de abr., 26 de maio. e 16 de jun. de 2011. 3 arquivos de Áudio do Windows Media (.WMA) (149 min.) Francês. Entrevista.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Trad.: Marcelo Gomes. São Paulo: SENAC São Paulo; SESC SP, 2010.

SCHEFFLER, Ismael. O Laboratório de Estudo do Movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. 2013. 591 f. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Teatro, 2013.

Publicado
2019-05-09
Seção
Poéticas Espaciais, Visuais e Sonoras