Performance da própria pele: forma, forças, fuga e o fora

  • Lindsay Gianoukas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Desdobrando uma filosofia escrita/erguida com corpos, em cena, o presente estudo observa-os na condição prévia de sua exposição cênica: a sala de aula ou de ensaio. Dedicado a refletir sobre um treinamento da pele visando a composição na carne, o trabalho do performer contemporâneo, eixo desta perspectiva, é evidenciado sob quatro conceitos: forma, forças, fuga e o fora. Tendo superado uma ideia de representação ou interpretação, trata-se de preparar corpos para uma dada porosidade poético-estético-conceitual que lhes permitiria transitar entre a violência, necessária aos deslocamentos, e a virtuose, herança técnico-expressiva inerente à arte do ator e do bailarino. Ancorado nas filosofias da diferença, nas teorias teatrais, nos estudos do movimento e nas práticas pedagógicas e composicionais vivenciadas pela autora, o estudo explora traços expressivos, singularizados, não identitários, fluxos animais e forças políticas expondo algumas camadas possíveis que compõem a criação no corpo. Tratam-se de processos e procedimentos pleiteados pela pele. Aliás, Deleuze apropriou-se de Valéry para lembrar-nos que “o mais profundo é a pele”: superfície de contato, atravessamento, película de expressão por esburacamentos na linguagem

Biografia do Autor

Lindsay Gianoukas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALVES, Rubem. A educação dos sentidos: conversas sobre a aprendizagem e a vida. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.

BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator – dicionário de antropologia teatral. São Paulo : Hucitec/Ed. Da Unicamp, 1995.

CASTELUCCI, Romeo. Sobre o conceito de rosto no filho de Deus. In: cartografias.mitsp_01, Revista de Artes Cências, São Paulo: ECA, 2014.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. 2º ed. São Paulo: N-1 edições, 2017.

LEVY, Tatiana Salem. A experiência do fora em Blanchot, Foucault e Deleuze. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2003.

NANCY, Jean-Luc. Arquivida: do senciente e do sentido. São Paulo: Iluminuras, 2014.

NANCY, Jean-Luc. Corpo, fora. Rio de Janeiro: 7Letras, 2015.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano - um livro para espíritos livres. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.

NOVARINA, Valère. O teatro dos ouvidos. Tradução de Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011.

SPRITZER, Mirna. Ator e palavra: práticas da vocalidade. Memória digital Abrace: 2010.

UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: N-1 edições, 2012.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. Metafísicas canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. São Paulo: Cosac & Naify, 2015.

Publicado
2019-05-08
Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo