As estruturas portáteis no laboratório de estudo do movimento

  • Ismael Scheffler Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo

Este artigo trata sobre as estrutura portáteis, um dos principais meios pedagógicos pelos quais se dá o ensino e a experimentação no Laboratório de Estudo do Movimento (LEM), da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, na França. As estruturas portáteis têm relação com o conceito de forma-movimento, princípio que norteia o pensamento a respeito da máscara. O artigo inicialmente traz uma contextualização do LEM, relatando a seguir duas frentes de trabalho: o processo de construção de formas dinâmicas que conduzem à compreensão da relação entre forma e movimento; e, a seguir, o desenvolvimento dos projetos finais em uma prática poética. A abertura de possibilidades para o projeto final também considera uma ampliação da noção de máscara, sendo as estruturas portáteis uma forma de compreende a construção e a movimentação complementares para pensar o jogo da cena.

Biografia do Autor

Ismael Scheffler, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Ator, encenado, professor e pesquisador. Professor no Departamento Acadêmico de Desenho Industrial, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Curitiba.

Referências

BELEKIAN, Krikor. Entrevista a Ismael Scheffler com a participação de Antoine Blanchet na École International de Théâtre Jacques Lecoq. Paris, 14 de abr., 26 de maio. e 16 de jun. de 2011. 3 arquivos de Áudio do Windows Media (.WMA) (149 min.) Francês. Entrevista.

LECOQ, Jacques. Le jeu des structures portables. In.: LECOQ, Jacques. Le Théâtre du Geste: mimes et acteurs. Paris: Bordas, 1987.

LECOQ, Jacques. L.E.M. Mouvement et espace. Actualité de la Scénographie, n. 74, p. 48-49, 15 juin 1995.

LECOQ, Jacques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Trad.: Marcelo Gomes. São Paulo: SENAC São Paulo; SESC SP, 2010.

LECOQ, Pascale. Entrevista a Ismael Scheffler com a participação de Antoine Blanchet na École International de Théâtre Jacques Lecoq. Paris, 12 de abr., 16 de maio de 2011. 3 arquivos de Áudio do Windows Media (.WMA) (85 min.) Francês. Entrevista.

SCHEFFLER, Ismael. O Laboratório de Estudo do Movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. 2013. 591 f. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Teatro, 2013.

SCHEFFLER, Ismael. O Laboratório de Estudo do Movimento da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq. Anais do VII Congresso da ABRACE: Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, v. 13, n. 1, 2012. Disponível em: http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/2496/2630 Acesso em: 10 set 2018.

Publicado
2019-05-09
Seção
Mesas Temáticas