Na dança do funk: estratégias de ensino no contexto escolar

  • Renata Celina de Morais Otelo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larissa Kelly de Oliveira Marques Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

O trabalho discute sobre a presença do Funk como gênero de dança na escola na Educação Básica e parte de reflexões desenvolvidas na disciplina de Metodologia do Ensino da Dança, ofertada no curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O Funk é um estilo musical e um fenômeno sociocultural bastante difundido pelos meios midiáticos. Apesar da sua grande inserção nas culturas juvenis, há muitos preconceitos em torno da sua inclusão enquanto manifestação musical e dançante no universo escolar. Desse modo, o texto objetiva apresentar possibilidades de abordar o Funk, visando meios de desenvolvê-lo de modo educativo nas aulas de dança na escola a partir do diálogo com a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (2008) que se configura em ações elaboradas a partir da tríade do fazer-contextualizar-apreciar Arte, inter-relacionada com a Metodologia do Contexto (2010;2011), cunhada por Isabel Marques aprofundando proposições entre arte, sociedade e ensino. Foi possível problematizar esse conteúdo durante as aulas e investigar estratégias metodológicas de ensino que podem ser pensadas para propô-lo em uma dimensão que ultrapasse uma mera apropriação acrítica e esteriotipada de sequências de passos e cópia de movimentos. Dentre estratégias viáveis, podemos mencionar a pesquisa junto aos alunos acerca da história do Funk e da sua origem, a identificação de seus diferentes gêneros, a discussão das relações entre essa manifestação cultural e o cenário em que é produzida e reproduzida, o reconhecimento dos conhecimentos prévios dos educandos referentes ao Funk, assim como a apreciação e vivência da sua gestualidade e criação de variações de partituras musicais e dançantes desse gênero. Foi possível ainda constatar que há escassez de referências teórico/práticas nessa temática, o que sugere a ampliação de investigações sobre esse gênero na escola.

Biografia do Autor

Renata Celina de Morais Otelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Artes da UFRN - Professora Substituta do Curso de Licenciatura em Dança.
Larissa Kelly de Oliveira Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Departamento de Aetes da UFRN - Professora do Curso de Licenciatura em Dança.

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Fonte 1: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/08/07/interna_diversao_arte,699492/funk-brasileiro-das-raizes-classicas-ate-a-nova-geracao-frenetica.shtml. Acessado em 12 nov. 2018.

Publicado
2019-05-15
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança