Mandala asteatral: a cosmo-poética de uma atriz/performer

  • Luciana Borges Pinheiro Universidade Federal do Pará

Resumo

Objetiva investigar o universo mandálico dos modos de percepção sensíveis dos processos de transformação de si como ação politica de existência e resistência no diálogo entre a videoperformance e a simbologia da astrologia. Ação é tempo e faz referência ao número do chalé Cardoso que fica localizado na praia do chapéu virado na ilha de mosqueiro em Belém do Pará. O chalé número treze é eleito como local da pesquisa por representar o nutrimento afetivo das memórias ali vividas e revividas. A casa do século XIX/XX encontra-se em estado de deterioração agudo, aludindo ao seu próprio número. Treze também é um número da carta do arcano maior do Tarô, a morte, carta que representa os ciclos da vida, da renovação tendo analogia com o deus do tempo, saturno, regente do meio-do-céu. É uma pesquisa sobre a própria existência da obra como extensão de si num trabalho lírico-poético da imagem que tenta contribuir para as potências interdisciplinares como estratégia para o fortalecimento híbrido entre os campos dos diferentes saberes e fazeres da astrologia e da videoperformance

Biografia do Autor

Luciana Borges Pinheiro, Universidade Federal do Pará
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes - UFPA.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

ARROYO, Stephen. Astrologia, psicologia e os quatro elementos: uma abordagem astrológica ao nível da energia e seu uso nas artes de aconselhar e orientar. São Paulo: Pensamento, 2013.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

BURT, Kathleen. Arquétipos do zodíaco. São Paulo: Pensamento, 1988.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. Mulheres que correm com os lobos: mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. Rio de janeiro: Rocco, 1994.

LIMA, Wlad. Dramaturgia pessoal do ator. Belém: Grupo Cuíra, 2005.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume, 2015.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Annablume, 2004.

RANGEL, Sônia. O olho desarmado: objeto poético e trajeto criativo. Bahia: Solisluna, 2009.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SASPORTAS, Howard. As doze casas: uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas. São Paulo: Pensamento, 1985.

STEIN, Murray. Jung: o mapa da alma: uma introdução. São Paulo: Cultrix, 2006.

Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos da Performance