Festas e sujeitos em performance: experiências artísticas de visibilidade social LGBT na cidade de Abaetetuba-PA

  • Heberton Santos Lobato Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente artigo, ancorado nos pressupostos da arte, tem como objetivo refletir de que forma a produção e realização de performances em festas, no contexto LGBT, constroem identidades sexuais múltiplas. O estudo em andamento no mestrado acadêmico em arte da Universidade Federal do Pará, justifica-se tanto por somar com a atual discussão sobre (re)construções de sexo e gênero, quanto por repensar o próprio conceito de performance/performer a partir de um ambiente de resistência. Dessa forma, a partir de minhas vivências em concursos de danças e desfiles LGBT na cidade de Abaetetuba, localizada na mesorregião do nordeste paraense, tento traçar algumas reflexões tentando não criar respostas prontas ou semiprontas (hipóteses), mas fazer um exercício de escuta sensível, que compreende a importância de estar aberto a todos os diálogos possíveis.  

 

Biografia do Autor

Heberton Santos Lobato, Universidade Federal do Pará
Mestrando em Artes do Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA. Professor de Artes da SEMED/CAMETÁ-PA.

Referências

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos/ Armindo Jorge de Carvalho Bião, prefácio de Michel Maffesoli.- Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

COSTA, Iracy Rúbia Vaz da Costa. Interseções performáticas: o conceito de performance em Butler e Schechner. In: Antropologia da Dança III- Pesquisas do CIRANDA- Círculo Antropológico da Dança/ Giselle Guilhon Antunes Camargo (org.) Florianópolis: Insular, 2015.

GEERTZ, Clifford, 1926. A Interpretação das culturas. - Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. São Paulo: Perspectiva, 1987.

MOURA, Cíntia Silva de. Introdução: o que é performance? (tradução do original em inglês “Introduction: what is performance?”, de Marvin Carlson). In: Revista Ensaio Geral, Belém, v2, n.4, ago-dez, 2010.

MACHADO, Jorge. Terras de Abaetetuba. Abaetetuba: [s.n.], 1986.

PRECIADO, Paul B. (Beatriz), Manifesto Contrassexual. Tradução Maria Paula Gurgel Ribeiro. – São Paulo: n-1 edições, 2017.

PIRES, Beatriz Ferreira. O corpo como suporte da arte: piercieng, implante, escarificação, tatuagem. –São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

PORTAL SENTINELA. Abaetetuba. (Série Cidades do Pará). Disponível em: http://portalsentinela.com.br/portal/2013/03/15/na-serie-cidades-do-para-conheca-abaetetuba/. Acesso em: 9 de ago. 2013.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: Revista O percevejo. Rio de Janeiro, UNIRIO, 2003.

Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos da Performance