Teatro paraense na década de 1970: poéticas e militâncias por uma identidade amazônica

  • José Denis de Oliveira Bezerra Universidade Federal do Pará

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um debate sobre a produção teatral paraense na década de 1970, a partir do tema do regionalismo. Com base nos resultados preliminares do projeto de pesquisa Teatro em Belém: poéticas, memórias e militâncias (1964-1992), contextualizado no período da ditadura civil-militar brasileira, percebe-se que determinados grupos de teatro, dramaturgos, diretores e demais artistas da capital paraense investem em criações nas quais aspectos da cultura amazônica são colocadas em primeiro plano. Com base em reflexões de Ridenti (2000) e Holanda (1981) sobre a produção artística brasileira nas décadas de 1960 e 70, em diálogo com o contexto da ditadura militar, busca-se elucidar algumas questões que ajudem a pensar a escolha dos elementos culturais regionais como lugar de criação e posicionamento político, tanto em relação ao contexto social, quanto na feitura poética. Dessa maneira, pode-se analisar a relação entre teatro e sociedade, na perspectiva historiográfica do teatro brasileiro feito em Belém do Pará, e compreender a escolha do regionalismo como forma de pensar, criar, e difundir ideias e posicionamentos “vanguardistas”, seja ela política e/ou estética.

Biografia do Autor

José Denis de Oliveira Bezerra, Universidade Federal do Pará
Doutor em História, Mestre em Letras - Estudos Literários. Professor de História de Teatro na ETDUFPA. Atua na Pós-graduação em Artes da UFPA e no Mestrado Profissional- PROFARTES.

Referências

BEZERRA, José Denis de Oliveira. Vanguardismos e Modernidades: cenas teatrais em Belém do Pará (1941-1968). Tese de Doutorado, História, Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal do Pará, 2016.

CASTRO, Acyr; ILDONE, José; MEIRA, Clóvis. Introdução à Literatura no Pará, Vol. V. Belém: CEJUP, 1995.

HOLANDA, Heloísa Buarque. Impressões de viagem: CPC, Vanguarda e desbunde: 1960/1970. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1981.

LANA. O TAPA vive de coragem. Jornal A Província do Pará, 3º Caderno, Coluna Em Tom Maior..., domingo, 19/05/1968, (p.09).

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro: Record, 2000.

S/A. TABA [sic] estreia amanhã. Jornal A Província do Pará, 4º Caderno, sábado, 02 e domingo, 03, e Segunda-feira, 04/11/1968, p.07.

SALLES, Vicente. Épocas do Teatro no Grão-Pará ou Apresentação do Teatro de Época. Belém: UFPA, 1994.

TOURINHO, Nazareno. Peças de Nazareno Tourinho. Organização de Bene

Martins. Belém: CEJUP, 2014.

TOURINHO, Nazareno; BARRADAS, Cláudio. Manifesto do TABA. Belém, 1968. Disponível no site Memórias da Dramaturgia Amazônida:

http://dramaturgiaamazonida.ufpa.br/index.php?option=com_content&view=article&id=7&Itemid=8

Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo