Um estudo sobre a conscientização dos gestos a partir de investigações somáticas do corpo

  • Thiago Piquet da Cunha Universidade Federal Fluminense

Resumo

Apresenta-se aqui uma avaliação sobre a disciplina Conformações através do Corpo, ministrada na graduação em Artes da Universidade Federal Fluminense, cujo intuito foi promover investigações somáticas influenciadas por técnicas e fundamentos de renomados das artes cênicas: Rudolf Laban, Pina Bausch, Klauss Vianna e Ohad Naharin, pilares no estudo do corpo que dança; e a visão teórica de Antonin Artaud em Corpo sem Órgãos, somada das investigações desta obra feitas por José Gil em O Corpo Paradoxal.

Biografia do Autor

Thiago Piquet da Cunha, Universidade Federal Fluminense
Aluno mestrando no Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF).

Referências

BITTENCOURT, Ivana M. Um estudo da cinesfera como espaço de autonomia do corpo. Dissertação de mestrado – UFBA. Bahia. 2015

BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. Trad. Beatriz A. Cannabrava. São Paulo. Summus Editorial, 1989.

DELEUZE, G. e GUATARRI, F. 28 de novembro de 1947 – como criar para si um corpo sem órgãos. IN: Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 3. Tradução de Aurélio Guerra Neto. Ed. 34 (Coleção TRANS). Rio de Janeiro. 1996. p.08-27.

GIL, José. Movimento Total – O Corpo e a Dança. Lisboa. Relógio D’Água Editores, 2001.

KATZ, Helena. O corpo e o meme Laban: uma trajetória evolutiva. IN: PETRELLA, P. e MOMMENSOHN, M. Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo. Summus Editorial, 2006. P.51-60

LEAL, Humberto. A Propriocepção. In: O Guia do Fisioterapeuta. Online. 2009. Disponível em: http://fisioterapiahumberto.blogspot.com/2009/07/propriocepcao.html. Acesso em: out.2018

LINS, Daniel. Antonin Artaud: o artesão do corpo sem órgãos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.

MILLER, Jussara. A escuta do corpo: abordagem da sistematização da Técnica Klauss Vianna. São Paulo. Dissertação de mestrado – UNICAMP, 2005.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? Dança e educação somática para a construção de um corpo cênico. São Paulo. Tese de doutorado – UNICAMP, 2010.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: o ator e a física dos afetos. SãoPaulo. Sala Preta / p. 96-102. 2002.

SANTOS, T. e SANTOS, A. Compreendendo os estudos de Laban. USCS-SP. Resumo de Iniciação Científica do Curso de Educação Física nos Anais do Congresso de IC - 2012. Disponível em: http://www.uscs.edu.br/simposio_congresso/congressoic/trabalhos.php?id=0382&area=Biol%F3gicas. Acesso em: out.2018

VIANNA, Klauss. A Dança. 7ª Ed. São Paulo. Summus Editorial, 2002.

Publicado
2019-05-15
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança