Giros e ondas de uma escrita ancestral: a performance das saias de axé

  • Alissan Maria da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho apresenta a proposta da pesquisa de doutoramento, em que se propõe um estudo analítico da performance das saias de axé, elemento marcadamente feminino em expressões culturais de motrizes africanas. Nesta perspectiva é investigado porque a saia é tão importante para estas performances culturais, ultrapassando a esfera de um mero adorno ou enfeite para as mulheres que utilizam. Em linhas gerais, a performance das saias de axé, em seus movimentos circulares, revela uma rede de memórias e saberes construídos na esfera do seu relacionamento com a ancestralidade. O estudo se concentra no universo singular e plural do Candomblé, sendo realizado junto a comunidade tradicional de terreiro Ilé Axé Omin Iwin Odara, na qual a pesquisadora é filha-de-santo, propondo assim que habitar o território da pesquisa pode promover uma experiência de pesquisa engajada e afetada. Nessa relação, procura encontrar ecos que colaborem para a investigação da hipótese de que o giro anti-horário realizado em torno do próprio eixo corporal nas rodas, tão presente nas performances afrobrasileiras, torna a saia alegoria de uma cosmovisão que se expande a partir do feminino que gira.

Biografia do Autor

Alissan Maria da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Doutoranda em Artes Cênicas - PPGAC Unirio, orientada por Zeca Ligiéro. Professora do curso de Licenciatura em Teatro - IFF, campus Campos dos Goytacazes.

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Publicado
2019-05-08
Seção
Estudos da Performance