A individuação, os afetos musicais e as contas de lágrimas colhidas pelo caminho

  • Juliana Alves Mota Drummond Universidade Federal de São João Del Rei

Resumo

O texto apresenta uma primeira hipótese de utilização dos “Afetos Musicais” como caminho para o processo de individuação do ator que canta em cena. Nele também são retomados pilares fundamentais do nosso trabalho dentro do grupo de pesquisa CASA ABERTA, da Universidade Federal de São João Del Rei.

Biografia do Autor

Juliana Alves Mota Drummond, Universidade Federal de São João Del Rei

Professora Adjunta Nível IV - Departamento de Artes da Cena, Universidade Federal de São João Del Rei. 

Referências

CHAUI, Marilena. Desejo, Paixão e Ação na ética de Espinosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DRUMMOND, Juliana Mota. Voz e presença: a utilização dos arquétipos sonoros no trabalho do ator. Ouro Preto: Revista Ephemera, 2018.

DRUMMOND, Juliana Mota; FERRER, Maria Clara. O ouvinte imaginário: a hipótese de um teatro hipnótico. São Paulo: Revista Sala Preta, 2017

JUNG, Carl (Org.). O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,2008.

KISHIMOTO, Alexandre. TRONCARELLI, Maria Cristina. DIAS, Paulo Anderson Fernandes. (ORG). O Reinado da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá. São Paulo: Canhueira!, 2015

SILVEIRA, Nise da. Jung: vida e obra. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2007.

Publicado
2019-05-13
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas