Um Dia Ouvi a Lua da Companhia Teatro da Cidade: uma proposta de análise do espetáculo à luz da cultura popular do Vale do Paraíba Paulista

  • Ellen da Silva Rodrigues Alves Universidade Federal de São João del Rei

Resumo

O projeto tem como objetivo falar do espetáculo teatral Um Dia Ouvi a Lua, escrito por Luiz Alberto de Abreu para Companhia Teatro da Cidade (São José dos Campos – SP), que fala sobre o universo caipira do Vale do Paraíba. Este espetáculo traz várias representações do ser popular do Vale, sendo este o foco da pesquisa, poder compreender quais são essas representações e qual a forma que elas são colocadas em cena. A cultura dita como popular, passa por vários caminhos até chegar à cena. A cultura popular poderia identificar-se hoje como aquele que preserva ainda conjunto de manifestações e produções, presentes no campo simbólico com aspectos e valores da “cultura tradicional”. Que envolve a transmissão de valores orais, a mistura entre o sagrado e o profano, festas e rituais, também a manutenção de parâmetros coletivos e as manifestações de rua e artísticas. Sabe-se hoje que essas culturas tradicionais originalmente cantadas e contadas sobrevivem na rememoração. A memória serve então como acervo e indutor para a criação e representação. É essa memória do popular em maneiras de rememoração que o espetáculo teatral Um Dia Ouvi a Lua, se utiliza, pois o espetáculo, passa por vários momentos entre a cultura regional e a re-apropriada pelos artistas e recriada em cena. A cena fala da cultura regional, mas de uma maneira em que possa ser apresentada em vários lugares e possa ser reinterpretada pelos seus espectadores, onde cada um pode ler e levar a sua maneira o que existe de memória e rememoração no espetáculo, de maneira pessoal para cada espectador. O objetivo desta pesquisa será de identificar, o que o espetáculo teatral Um Dia Ouvi a Lua, da Companhia Teatro da Cidade, tem da cultura popular e da memória da Cidade de São José dos Campos e o Vale do Paraíba, em sua representação. Sendo assim o foco especifico deste trabalho é analisar o produto final do espetáculo. Considerando também, o texto escrito por Luiz Alberto de Abreu, a encenação criada por Eduardo Moreira e os relatos dos atores da CIA Teatro da Cidade, sobre o processo de montagem e a vivencia do espetáculo, bem como acervo em imagens, textos, jornais e vídeos sobre o espetáculo.

Biografia do Autor

Ellen da Silva Rodrigues Alves, Universidade Federal de São João del Rei

Mestranda em Artes Cênicas - UFSJ formada em Teatro (bacharelado) pela Universidade Federal de São João del Rei/2013. Atualmente graduanda em Letras (licenciatura) pela FAATESP (2017 em andamento), atriz, pesquisadora, figurinista e professora de teatro.

Referências

RABETTI, Maria de Lourdes (BetiRabetti).“O trabalho intelectual em teatro: reflexões e experimentações”. In DUTRA, Sandro de Cassio. Linhagens e noções fundamentais de improvisação teatral no Brasil: leituras em Boal e Burnier. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. (p. 11-13)

DUTRA, Sandro de Cassio. “Apresentação” e “Introdução”. In DUTRA, Sandro de Cassio. Linhagens e noções fundamentais de improvisação teatral no Brasil: leituras em Boal e Burnier. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. (p. 15-22)

BRAGA, Bya. “pesquisando os processos de criação e expressão cênicas” e “Raspas e restos me interessam”. In CARREIRA, André [et al.] (org.).

Metodologias de pesquisa em artes cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. (Memória ABRACE 9) (p. 77-81)

ISAACSSON, Marta. “O desafio de pesquisar o processo criador do ator”. In: CARREIRA, André [et al.] (org.). Metodologias de pesquisa em artes

cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. (Memória ABRACE 9) (p. 82-87)

MOREIRA, Carina Maria Guimarães “ A política do grupo: modos de produção como ato político”. In Revista Sala Preta. Vol. 15, n. 1, 2015.

http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/96079/98342 DOI:

11606/issn.2238-3867.v15i1p288-298

RABETTI, Maria de Lourdes (BetiRabetti). “Memória e culturas do popular no teatro: o típico e as técnicas”. In O Percevejo: revista de teatro, crítica e estética. Ano 8, n. 8, 2000. (p. 03-18)

CARVALHO, José Jorge de. “O lugar da cultura tradicional na sociedade

moderna”. In O Percevejo: revista de teatro, crítica e estética. Ano 8, n. 8, 2000.(p. 19-40)

BAUMGRATZ, Jacqueline. “Cultura popular do Vale do Paraíba”. Gráfica e

edtoraMogiana, 2011.

CANCLINE, Nestor Garcia. “A Encenação do Popular”. In CULTURAS

HÍBRIDAS, 2008, (p. 205 - 254)

RICOUER, Paul. “Memória Pessoal, Memória Coletiva”. In: A MEMÓRIA, A

HISTÓRIA O ESQUECIMENTO. 2012. (p.105 – 142)

ABREU, Luis A. “Processo colaborativo: relato e reflexões sobre uma

experiência de criação.”Cadernos da ELT, Santo André, n. 2, jun.

http://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/uploadAddress/processo_colaborativo_relato_e_reflexoes_[24544].pdf

FISCHER, Stela Regina. “A polivalência do ator: a autonomia do ator-autor do Lume”. In FISCHER, Stela R. Processo colaborativo: experiencias de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Dissertação mestrado Artes, Unicamp, 2003.

DUTRA, Sandro de Cassio. “Improvisação teatral – conceitos e experiências no Brasil”. In Cadernos Virtuais de Pesquisa em Artes Cênicas, UNIRIO, 2009. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/pesqcenicas/article/view/750

DUTRA, Sandro de Cassio. “Noções de improvisação no Brasil: Luís Otávio

Burnier”. ”. In DUTRA, Sandro de Cassio. Linhagens e noções fundamentais de improvisação teatral no Brasil: leituras em Boal e Burnier. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. (p. 243-310)

Publicado
2019-05-08
Seção
História das Artes e do Espetáculo