Medusa ao reverso: olhares femininos acerca do olhar da górgona

Kamilla Mesquita Oliveira

Resumo


Este trabalho propõe uma cartografia acerca da recepção do trabalho coreográfico -Medusa ao Reverso - por espectadoras do gênero feminino - olhares femininos que se revelam em depoimentos, dando vozes diversas às múltiplas recepções de como essas imagens do feminino são expressas, fruidas; partilhadas e recepcionadas sensivelmente por mulheres contemporâneas.

 


Palavras-chave


Imagem. Mito. Corpo. Recepção.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNARD, Michel. De la création choregrafique. Paris: Centre Nacional de la Danse, 2001.

CAMPBELL, Joseph. Mito e transformação. São Paulo: Ágora, 2008.

DE MARINIS, Marco. Em busca del actor y del espectador: compreender el teatro II. Buenos Aires: Editorial Galerna, 2005.

FERNANDES, Ciane. Quando o todo é mais que a soma das partes: somática como campo epistemológico contemporâneo. Revista Brasileira Estudos da Presença, Rio Grande do Sul, v. 5, p. 9-38, 2015.

MARTIN, Kathleen. O livro dos símbolos: reflexões sobre imagens arquetípicas. China: Taschen, 2012.

MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança? dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo: Summus, 2012.

ZANCAN, Rubiane. Motivação criadora e recepção estética no espetáculo re-sintos da Muovere companhia de dança. 2009. 119f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) – Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Apoio