Atividades circenses e o teatro de animação: relato de experiência do estágio na docência

Resumo

Este texto traz o relato de experiência de um Estágio Docência no Curso de Graduação em Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará (UFPA). O processo de ensino-aprendizagem se baseou em observações e diário de campo. Gerando assim uma aplicação em nova área de trabalho. Ao compartilhar essa experiência trago a luz problemas enfrentados durante a aplicação da metodologia baseada no Teatro de Animação, bem como, a discussão com autores sobre o Teatro de animação e os benéficos para a criança. Relacionando também as atividades circenses com o teatro, resultando assim em uma metodologia de trabalho que despertou curiosidade e ludicidade nas 31 crianças participantes das oficinas.

Biografia do Autor

Heloa Rodrigues Assunção, Universidade Federal do Pará
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arte, Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará.

Referências

AMARAL, Ana Maria. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Edusp, 1991.

Arcoverde, Silmara Lídia Moraes. A importância do teatro na formação da criança. Anais do VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR–EDUCERE, Curitiba–Paraná/PR. 2008.

BRAGA, Humberto. Aspectos da história recente do teatro de animação no Brasil. Móin-Móin-Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2.04 (2018).

FONSECA, Nayde. O ensino de teatro de formas animadas na infância: ensino de artes na escola. 2019. Disponível em:

https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27340: Acesso em: 08/08/2019.

DUPRAT, Rodrigo. Mallet. Atividades circenses: possibilidades e perspectivas para a Educação Física Escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

PACHA, Anibal. Ementa Teatro de animação 2019. Mensagem recebida por < heloa95@hotmail.com > 27 de mar. 2019.

PPC TEATRO - Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Teatro/ Comissão de elaboração do projeto. 2018. Disponível em: https//edtufpa.wordpress.com/cursos/graduacao/. Acesso em: 04 jun. 2019.

SITCHIN, Henrique. Por que fazer teatro de animação para crianças? Problemáticas, desafios e apontamentos. Móin-Móin-Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas 2.18 (2018).

Publicado
2020-05-28
Seção
Circo e Comicidade