Regue-me-se: a busca por encontros íntimos no cotidiano da cidade

  • Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

A permeabilidade da arte contemporânea ultrapassa as fronteiras do realismo para se apropriar de encontros reais, na busca pelo estreitamento físico com o espectador. Com isto, os espaços clássicos da arquitetura teatral dão passagem aos encontros íntimos, envolvendo suor, olho no olho, jogo e incertezas, colocando espectador e artista em um espaço de cocriação, onde a fragilidade dos corpos expostos dá possibilidade de expansão ao compartilhamento de afetos.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor Adjunto III da Universidade Federal de Ouro Preto na Área de Licenciatura em Artes Cênicas. Doutor e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ACÁCIO, Leandro Geraldo da Silva. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual. 2011. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011b.

CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução crítica. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Maria A. Pereira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo- espaço da experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002. 177p. (Debates 219).

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. 126p.

DONALD, ERIC. Theatre at the margins. Text and pos-strutured stage, 1993.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, v.8, p. 197-210, 2008.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades e performatividade na cena contemporânea. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, n.16, p. 11-21, 2011.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições, 1996.

GASPERI, Marcelo. A aproximação entre a cena e o espectador transeunte na sociedade espetacularizada: “às margens do feminino” – agrupamento Obscena. Dissertação de Mestrado defendida na Escola de Belas Artes- UFMG, Belo Horizonte, 2010.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

SIMONE, Mariana. Atos e desatos teóricos: sobre performatividade no teatro contemporâneo. In: simpósio nacional discurso, identidade e sociedade, 3, Anais. Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/simoni_mariana.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2019.

Publicado
2020-05-28
Seção
Artes Cênicas na Rua