Regue-me-se: a busca por encontros íntimos no cotidiano da cidade

Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi

Resumo


A permeabilidade da arte contemporânea ultrapassa as fronteiras do realismo para se apropriar de encontros reais, na busca pelo estreitamento físico com o espectador. Com isto, os espaços clássicos da arquitetura teatral dão passagem aos encontros íntimos, envolvendo suor, olho no olho, jogo e incertezas, colocando espectador e artista em um espaço de cocriação, onde a fragilidade dos corpos expostos dá possibilidade de expansão ao compartilhamento de afetos.


Palavras-chave


Cotidiano. Encontro. Intervenção urbana.

Texto completo:

PDF

Referências


ACÁCIO, Leandro Geraldo da Silva. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual. 2011. 92f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011b.

CARLSON, Marvin A. Performance: uma introdução crítica. Tradução de Thaïs F. N. Diniz e Maria A. Pereira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo- espaço da experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2002. 177p. (Debates 219).

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. 126p.

DONALD, ERIC. Theatre at the margins. Text and pos-strutured stage, 1993.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, v.8, p. 197-210, 2008.

FERNANDES, Sílvia. Teatralidades e performatividade na cena contemporânea. Repertório: Teatro & Dança, Salvador, n.16, p. 11-21, 2011.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições, 1996.

GASPERI, Marcelo. A aproximação entre a cena e o espectador transeunte na sociedade espetacularizada: “às margens do feminino” – agrupamento Obscena. Dissertação de Mestrado defendida na Escola de Belas Artes- UFMG, Belo Horizonte, 2010.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução de Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

SIMONE, Mariana. Atos e desatos teóricos: sobre performatividade no teatro contemporâneo. In: simpósio nacional discurso, identidade e sociedade, 3, Anais. Disponível em: http://www.iel.unicamp.br/sidis/anais/pdf/simoni_mariana.pdf. Acesso em: 10 de novembro de 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Apoio