Poéticas corporais na criação da personagem

  • Andreane Lima e Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca do processo de criação cênica sob a ótica do ator/pesquisador, analisando os procedimentos necessários para a construção de uma personagem, a partir do espetáculo O Homem Decomposto, experiência de montagem iniciada nas aulas das disciplinas Oficina do Espetáculo V e VI do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, além dos estudos e práticas realizadas no âmbito do LABORSATORI – Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena, e do Laboratório de Estudos do Espetáculo e Artes da Cena – LACENA. Os resultados aqui apresentados revelam as dificuldades, resultados e diferenças na compreensão dos exercícios, entre outros aspectos relevantes ao trabalho do ator.

Biografia do Autor

Andreane Lima e Silva, Universidade Federal de Goiás
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em Letras Português e Bacharel em Artes Cênicas, ambas pela Universidade Federal de Goiás. Professor de Redação e Literatura na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Referências

AZEVEDO, Sônia Machado. O papel do corpo no corpo do ator. 2ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

BROOK, Peter. O ponto de mudança. Trad. Antônio Mercado e Elena Gaidano. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1994.

ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo. Trad. Barbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas, SP: Editora Unicamp, 2003.

GASSET, José Ortega y. A idéia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1991.

STRAZZACAPPA, Márcia. Dos pés à cabeça: do centro para as extremidades: notas sobre um corpo cênico em eterna construção. O percevejo online, V. 3, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1789/1523. Acesso em: 13 maio 2018.

VIANNA, Klauss. A dança. 3ª ed. São Paulo: Summus, 2005.

VISNIEC, Matéi. Teatro decomposto ou O homem-lixo. Trad. Luiza Jatobá. São Paulo: É Realizações Editora, 2012.

VISNIEC, Matéi. Matéi Visniec na Bahia. Revista Repertório, Teatro & Dança. Ano 17, n. 23, 2014.2, p. 211-216. Entrevista concedida a Martin Domecq. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/download/12772/9046. Acesso em: 25 mar. 2018.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mito, Imagem e Cena