Avental todo sujo de ovo – questões de gênero no universo do melodrama

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar uma dramaturgia recente, da vertente popular do melodrama, Avental todo sujo de ovo, de Marcos Barbosa, cuja escrita alia o sentimentalismo a questionamentos comportamentais contundentes numa abordagem engajada com a temática de gênero.

Biografia do Autor

Isa Etel Kopelman, Universidade Estadual de Campinas
Professora de dramaturgia e estética teatral do Departamento de Artes da Cena do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.

Referências

HUPPES, Ivete. Melodrama: o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.

MACIEL, Rebeca Linhares; MERISIO, Paulo Ricardo. O melodrama e seus papéis: cena contemporânea e jogos teatrais. Disponível em: www.seer.ufu.br › horizontecientifico › article › view.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Cultura popular: controvérsias e perspectivas. In: BIB, Rio de Janeiro, n. 12, 1982. p. 23-39

MARTÍN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MARTÍN-BARBERO, Jesus. As formas mestiças da mídia. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo n. 163, set. 2009.

MERISIO, Paulo. Melodrama atual: mediação entre tradicional e massivo. Repertório: Teatro & Dança - Ano 13 - Número 15 - 2010.2 . 52-58 p

Publicado
2020-05-28
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade