Preparar corpos e terrenos: o método BPI e sua perspectiva integrativa na formação e na criação em dança

  • Flávio Campos Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Com o presente trabalho pretendo apresentar alguns aspectos referentes ao desenvolvimento da pesquisa sediada na UFSM, cujo objetivo é realizar um mapeamento das manifestações culturais e segmentos sociais da região de Santa Maria. Para tanto, torna-se necessário pensar e preparar a equipe de artistas-pesquisadores, tanto alunos, quanto professores, envolvidos na investigação, dentro da perspectiva que emoldura e conduz as escolhas epistêmicas e metodológicas. Neste caso, trata-se do Método BPI que, com suas fases, ferramentas e eixos, estabelece os procedimentos para aquilo que denominei como preparação do terreno. Ao longo dos três últimos anos de trabalho algumas questões têm se apresentado, elas não se vinculam ao Processo BPI, mas sim à manutenção da equipe ante aos financiamentos e condições básicas para seu desenrolar. Apresento aqui, a partir da proposta do método BPI, os procedimentos utilizados e suas adequações que se dão numa articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão. Apresentarei, ainda, algumas reflexões iniciais sobre a continuidade e a condução de processos formativos em dança para a criação de um grupo íntegro, coeso e centrado, pontos primordiais para a concretização desse mapeamento. Por fim, é importante ressaltar que compreendo a ação de mapear como um primeiro movimento para a realização da pesquisa de campo do eixo Co-habitar com a Fonte do método BPI, ou seja, fase em que se  prioriza o estabelecimento de relações afetivas específicas e dotadas de alteridade.

Biografia do Autor

Flávio Campos, Universidade Federal de Santa Maria
Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Professor Adjunto do Curso de Dança Bacharelado da UFSM. Doutor e Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP. Graduado em Artes Cênicas pela UNIRIO. Coordenador do Grupo de Pesquisa (CNPq) Processo BPI: formação e criação em Dança do Brasil. E integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) BPI e Dança do Brasil.

Referências

CÁLIPO, Nara. Para quem você dança? A criação e a recepção da dança no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): uma experiência com as mulheres quebradeiras de coco babaçu e com o Terecô. 2016. 191 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320851. Acesso em: 26 dez. 2019.

CAMPOS, Flávio. O método BPI e sua estética: noções advindas da análise de experiências processuais em artes da cena. 2016. 291 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320852. Acesso em: 26 dez. 2019.

CAMPOS, Flávio. Rede de afetos: as relações afetivas vivenciadas pelo sujeito no processo de formação e de criação cênica do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). 2012. 150 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campoinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284379. Acesso em: 26 dez. 2019.

COSTA, Elisa Massariolli da. A dinâmica do parto no processo criativo do método Bailarino-Pesquisador-Intérprete: um aprofundamento sobre a relação diretora-intérprete e sua importância no nascimento da dança. 2016. 340 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/320839. Acesso em: 26 dez. 2019.

FLORIANO, Mariana. Expandindo o Método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI) para crianças: a formação do diretor e a pesquisa de campo das festividades de boi no Brasil. 2018. 459 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333411. Acesso em: 26 dez. 2019.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino, pesquisador, interprete: processo de formação. Rio de Janeiro, RJ: FUNARTE, 2005. 182p.

RODRIGUES, Graziela. O metodo BPI (bailarino-pesquisador-interprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. 171 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284769. Acesso em: 26 dez. 2019.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca; TURTELLI, Larissa Sato. Umbanda e método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): confluências. Revista Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas (PPGT/UDESC), Florianópolis, v.1, n.28, p. 139-158, Julho 2017. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101282017139/6930 Acesso em: 26 dez. 2019.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca; TURTELLI, Larissa Sato; TEIXEIRA, Paula Caruso; et. al. Corpos em Expansão: a arte do encontro no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI). Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 551-577, set./dez. 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/65010 Acesso em: 26 dez. 2019.

TURTELLI, Larissa Sato. O espetáculo cênico no método Bailarino-Pesquisador-Intérprete (BPI): um estudo a partir da criação e apresentações do espetáculo de dança Valsa do Desassossego. 2009. 309 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284694. Acesso em: 26 dez. 2019.

Publicado
2020-05-28
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança