Identidades, identificações e afetos: sujeitos em espetacularidades sagracionais nas Folias do Divino Espírito Santo no Entorno Goiano do Distrito Federal

  • jorge das graças veloso Professor Associado I UNB - Universidade de Brasilia

Resumo

RESUMO

 

Partindo dos pressupostos da Etnocenologia, trata-se este trabalho de uma reflexão sobre as noções de identidade, identificações e afetos perceptíveis nas relações estabelecidas pelos praticantes das Folias do Divino Espírito Santo, no Entorno Goiano do Distrito Federal. São esses os sujeitos de agenciamentos produzidos na contemporaneidade de um contexto em que sobressai muito da diversidade humana que permeia o tecido social do Brasil de hoje. Traduzem diversas das sinergias, paradoxos e contradições de nosso tempo, como, por exemplo, dentre muitos outros, os conflitos ideológicos, questões de gênero e étnicas, relações sagrado/profanas, arcaico/contemporâneo, urbano/rural, tradições antigas/novas tradições. Para conhecer esses sujeitos e seus desejos de identidade, este é um estudo realizado a partir de observações dos cortejos da Folia do Alagado, no meio rural do Novo Gama (GO). Foram realizadas ainda entrevistas livres com foliões, principalmente aqueles chamados “de obrigação”, durante o giro de 2019.

 

Palavras-chaves: Etnocenologia; Sujeito; identidade e identificações; Afetos.

 

 

Biografia do Autor

jorge das graças veloso, Professor Associado I UNB - Universidade de Brasilia
Graça Veloso (Jorge das Graças Veloso) é Ator, Diretor Teatral, Dramaturgo, Pós-Doutor em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás - UFG, Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2005) e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2001). Possui graduação em Comunicação Social, pelo Centro Universitário de Brasília (1978) e Licenciatura Plena em Educação Artística: Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (2006). Atualmente é professor adjunto IV na Universidade de Brasília - UnB., atuando na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas e Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES.- Atua principalmente nos seguintes temas: etnocenologia, pedagogia do teatro, teatro, artes cênicas, artes e estudos culturais. É autor de Bendito Divino Consagrado: velhos mestres e novos foliões, pela Trampolim Editora; A Visita do Divino: voto folia festa espetáculo; Benedito: imaginário e tradição no interior de goiás e o teatro gestual da cia dos homens; em parceria com Jove Benedito Veloso, Memória recontada, todos publicados pela Thesaurus Editora, em parceria com Luciana Hartmann, organizou Pedagogias do Teatro: práticas e reflexões, pela Editora da UnB; e, em parceria com Ana Carolina Mundim, Bya Braga e Narciso Telles, organizou Múltiplos olhares sobre processos descoloniais nas Artes Cênicas, pela Paco Editorial. Com mais de 40 espetáculos na carreira, no cinema atuou em 09 produções, destacando-se como protagonista em SINISTRO, de Renê Sampaio, e O Gato na Caixa, de Cauê Brandão. Fez Louco por Cinema, de André Luiz Oliveira, e O Tronco, de João Batista de Andrade.
Publicado
2020-05-28