As Mulheres do Aluá e o imaginário amazônico: análise do espetáculo em relação à idealização das populações ribeirinhas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa de mestrado em andamento no PPGAC/IFAC/UFOP intitulada A produção cultural do grupo O imaginário e sua contribuição à história do teatro de Porto Velho - RO. Trata-se de abordar a presença do imaginário amazônico e ribeirinho no espetáculo As Mulheres do Aluá (8 de setembro de 2014), do Grupo O Imaginário, partindo da sua interpelação à bibliografia especializada, Pizarro (2012), Gondim (2019) e Cruz (2011). Desta maneira, buscamos perceber de que forma o trabalho do grupo teatral vem redefinindo o olhar sobre as populações ‘tradicionais’ do território amazônico, especialmente, o entendimento de uma noção de identidade acabada e imutável sem considerar, nesse contexto, a multiplicidade de ideias, paisagens, culturas, crenças e sujeitos presentes na Amazônia Legal.

Biografia do Autor

Amanda Lopes Galvão, Universidade Federal de Ouro Preto
Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

AGENDA PORTO VELHO. As Mulheres do Aluá participa de exposição da Petrobrás e inicia temporada. 01 de maio de 2017. Disponível em: http://agendaportovelho.com/blog/as-mulheres-do-alua-participa-de-exposicao-da-petrobras-e-inicia-temporada/. Acesso em: 17 jul. 2019.

BERTAGNA, BETO. Vocabulário popular de Porto Velho. Porto Velho: Edição do Autor, 1997.

BORZACOV, Yêdda Pinheiro. Os bairros na história de Porto Velho. Porto Velho: Porto Madeira Gráfica & Comunicação Visual, 2016.

CRUZ, Valter do Carmo. Rio como espaço de referência identitária na Amazônia: considerações sobre a identidade ribeirinha. In: XIV Encontro Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro, RJ. 2011.

GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. Manaus: Editora Valer, 2019.

LOUREIRO, João de Jesus Paes. Cultura Amazônica – uma poética do imaginário. 5ª ed. – Manaus: Editora Valer, 2015.

O IMAGINÁRIO. Blog Tapiri. Porto Velho. Disponível em: http://tapirioimaginario.blogspot.com/. Acesso em: 17 jul. 2019.

O IMAGINÁRIO. Blog As Mulheres do Aluá, Porto Velho, 2012 a 2019. Disponível em: http://mulheresdoalua.blogspot.com/. Acesso em: 17 jul. 2019.

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

RIBEIRO, Adilton Pereira. Do rio à cidade: a (re)produção de uma identidade territorial ribeirinha no bairro do Jurunas, em Belém-PA. In: XII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Belém, 21 a 25 de maio de 2007.

Publicado
2020-05-28
Seção
História das Artes e do Espetáculo