Práticas corporais: um percurso didático-teatral das potencialidades orgânicas

Roseany Karimme Silva Fonseca

Resumo


Este trabalho compreende o relato de experiência enquanto monitora na disciplina de Práticas Corporais, realizada no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Pará. Propõe-se uma reflexão sobre os estados possíveis de composição cênica do corpo cotidiano, levando em consideração a abordagem da Mímica Corporal Dramática (MCD), proposta por Étienne Decroux. O trabalho percorre um semestre de estudos, propostas e intervenções inerentes à disciplina, considerando conceitos como gesto/movimento/ação, a pesquisa do movimento contínuo (still moving research) e seus desdobramentos, de forma a elaborar estados expressivos do corpo em processo, além dos percursos investigativos dos alunos em suas potencialidades orgânicas. Discute-se a linguagem corporal como meio de estruturação cênica proposta por Braga (2011) e a ideia de ator-compositor. Neste trabalho, objetiva-se também compreender o espaço didático de uma disciplina prática, enquanto exploração das habilidades de cada aluno-atuante em percurso.


Palavras-chave


Teatro. Corpo. Organicidade. Mímica corporal. Didática.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, Bya. Decupagem e decomposição na criação de um corpo cênico insólito: alguns aspectos da pesquisa prática de Étienne Decroux. O Percevejo Online. Periódico do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UNIRIO, Vol. 3, nº1, Rio de Janeiro, 2011. ISSN: 2176-7017. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1791/1525. Acesso em 10 de agosto de 2019.

BONFITTO, Matteo. O ator-compositor: as ações físicas como eixo: de Stanislávski a Barba. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BONILHA, Maria Paula Carvalho. Reflexões sobre a noção de transição na ação do ator. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 1, n. 8, p. 113-120, 2006.

DECROUX, Étienne. Words on mime. Tradução Mark Piper. Paris: Librairie Théatrale, 1978.

DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Librairie Théâtrale, 1994.

SOUM, Corinne. A mímica corporal: um mundo desconhecido e familiar ao mesmo tempo. Trad. Intertrans e Nadja Turenko. SEIXAS, V. de (Org.). São Paulo: Projeto Mímicas, 2009, p. 16-30.

SOUM, Corinne. O desconhecido familiar. Étienne Decroux, criação e transmissão. Conferência e demonstração técnica da Mímica Corporal Dramática. Trad. Ana Cláudia Teixeira. Encontro Mundial de Artes Cênicas: a discussão das artes cênicas sob o olhar Oriente-Ocidente. Arquivo ECUM. Belo Horizonte: ECUM Central de Produções, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Apoio