Dramaturgias da memória: a palavra e a luz enquanto elementos de indução cênica

Roseany Karimme Silva Fonseca, Enoque Paulino de Souza Júnior

Resumo


Este trabalho traz uma reflexão sobre as possibilidades de atuantes em seus processos de encenação e suas relações com a palavra e a luz enquanto memórias; consequentemente, estes elementos colocam-se como guias na construção de uma dramaturgia cênica. Investiga-se de que forma a subjetividade dos atuantes se destrincha em seus respectivos processos criativos; uma busca pelo que borra e atravessa as memórias, da luz à palavra, na construção de poéticas, formas e técnicas e de um pensar/fazer que destaque os afetos para acessar o tempo através da memória. Toma-se como base a linha de pesquisa “Poéticas e Processos de Atuação”, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES/UFPA e a ideia de Pesquisa EM arte, proposta por Rangel (2009). Além disto, buscam-se relações entre as pesquisas de mestrado em andamento, o conceito de Dramaturgia Pessoal do Ator, utilizado por Lima (2004), a ideia da própria vida enquanto relato, apresentada por Sibilia (2016) e as chamadas escritas de si, enquanto formas de produção artística.


Palavras-chave


Teatro. Dramaturgia pessoal do ator. Iluminação cênica. Escrita de si. Memória.

Texto completo:

PDF

Referências


ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.

COPELIOVITCH, Andrea. O trabalho do ator sobre si mesmo: memória, ação, linguagem silêncio. Conceição | Concept., Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 76-89, jul./dez. 2016.

KASTRUP, Virginia; PASSOS, Eduardo; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. - Porto Alegre: Sulina, 2015.

LIMA, Wladilene de Sousa. Dramaturgia pessoal do ator: a história de vida no processo de criação de Hamlet - um extrato de nós com o Grupo Cuíra, em Belém do Pará. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, UFBA, 2004.

LOPES, Beth. A performance da memória. Sala Preta, v. 9, p. 135-145, 28 nov. 2009.

RANGEL, Sonia Lucia. Olho desarmado: objeto poético e trajeto criativo. 1. ed. Salvador: Solisluna, 2009.

SIBILIA, Paula. O show do eu. coordenação César Benjamim - 2. ed.,rev.- Rio de Janeiro: Contraponto, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Apoio