Enquanto práxis: criações de experiência através de poéticas artísticas

  • Camila Simonin Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Neste artigo, procuro dispor reflexões acerca da pesquisa artística no campo acadêmico como maneiras de diálogo da/o artista com o contexto no qual está inserida/o. Além disso, percorro as noções de teoria e prática alinhadas às ideias de práxis e criação de poéticas cênicas como estratégias de mobilização e comunicação a partir da pesquisa em artes.

Biografia do Autor

Camila Simonin, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artista da cena e diretora teatral. Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Dança da UFRJ. Atualmente, é aluna de pós-graduação Lato-Sensu na Faculdade Angel Vianna - Rio de Janeiro. Graduada no Curso de Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ANZALDI, Franco Barrionuevo. Pitfalls of ‘the political’ politization as an alternative tool for dance analysis? In: KLEIN, Gabrielle. Dance [and] Theory, 2013.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Experiência e História na pesquisa em artes. Revista Art Research Journal, Vol 1/1 Jan./Jun., 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Asus/Downloads/5258-Texto%20do%20artigo-13082-2-10-20140509.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

DEWEY, John. Arte como experiência. Organização: Jo Ann Boydston; tradução: Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FERNANDES, C. O corpo em movimento: o “Sistema Laban”/ Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2002.

FORTIN, Sylvie. GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Tradução: Marília C. G. Carneiro e Déborah Maia de Lima. Revista Art Research Journal, Vol 1/1 Jan./Jun., 2014. Disponível em: file:///C:/Users/Asus/Downloads/5256-Texto%20do%20artigo-13081-2-10-20140509.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

HASEMAN, Brad. Manifesto pela pesquisa performativa. Tradução: Marcello Amalfi. International Australia Incorporating Culture and Policy, theme issue “Practice-Ied Research” (no. 118), 2006. Disponível em: https://ppgipc.cienciassociais.ufg.br/up/378/o/Manifesto_pela_pesquisa_performativa_%28Brad_Haseman%29.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

LEPECKI, André. Coreo-política e coreo-polícia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v.13, n. 1,2, p. 041-060, jan. 2013. ISSN 2175-8034. Disponível em:https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/2175-8034.2011v13n1-2p41/23932. Acesso em: 15 mar. 2019.

LOUPPE, Laurence. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MARX, Karl. Teses contra Feuerbach. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1988.

SIMONIN, Camila. Se Brecht e Artaud se sentassem em uma mesa de bar, pegariam uma terceira cadeira e chamariam Boal. Revista IDyM (Investigaciones em Danza y Movimiento) Vol.01, N°01, Ano 1. Buenos Aires, 2019. Disponível em: https://www.revistasojs.una.edu.ar/index.php/IDyM/issue/view/2/IDyM%20Vol.1%20Num.1%20A%C3%B1o%201%20Edici%C3%B3n%20Completa. Acesso em: 15 mar. 2019.

TOURINHO, Lígia; GALVÃO, Maria Inês. Programa de Pós-graduação em Dança (PPGDan/UFRJ): perspectivas históricas e relatos sobre o seu processo de criação. Trans-In-Corporados. V. 1, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/trans-in-corporados-2017/papers/programa-de-pos-graduacao-em-danca-%28ppgdan/ufrj%29%3A-perspectivas-historicas-e-relatos-sobre-o-seu-processo-de-criacao?lang=es. Acesso em: 15 mar. 2019.

Publicado
2020-05-28
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas