Quando as pessoas numa caminhada matinal não cumprimentam você: um olhar sobre as impressões de pertencimento que causam reflexões

  • Luciana Maria Rodrigues Gresta Universidade de Brasília

Resumo

Este trabalho surgiu das inquietações e reflexões pessoais sobre as performances que representam os sujeitos no universo das relações cotidianas e extracotidianas. A partir da minha convivência com o grupo das mulheres da comunidade de gaúchos do Núcleo Rural Tabatinga/DF, traço um paralelo das minhas impressões sobre as performances que se dão e da relação de pertencimento que as ações observadas permitem estabelecer. Para tal observação, considero, principalmente, a minha trajetória pessoal, já que me insiro na comunidade em razão de aspectos relacionais e afetivos que me aproximam do grupo. Levo em consideração, ainda, as noções de teatralidade e esperacularidade propostas por Armindo Bião e Graça Veloso e suas conceituações na Etnocenologia. A pesquisa se deu durante os festejos que aconteceram na Semana do Produtor Rural, no ano de 2012, para celebrar o final do ciclo do trabalho do plantio e da colheita de grãos, atividade agrícola característica dessa comunidade.

Referências

AUGÉ, Marc. Não lugares – introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas/SP: Papirus. 1994.

CALLIGARIS, Contardo. Crônicas do individualismo cotidiano. São Paulo/SP: Ática. 1996.

DURKHEIM, Émile. Sociologia e filosofia. São Paulo/SP. Ícone. 2007.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis/RJ: Vozes. 2008.

GOLIN, Tau. A fronteira: governos e movimentos espontâneos na fixação dos limites do Brasil com o Uruguai e a Argentina. São Paulo: L&PM, 2002.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós modernidade. Rio de Janeiro/RJ: DP&A. 2006.

MAFFESOLLI, Michel. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. São Paulo/SP: Forense Universitária, 1998.

SILVEIRA, Verli Fátima Petri. Imaginário sobre o gaúcho no discurso literário da representação do mito em Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, à desmitificação em Porteira Fechada, de Cyro Martins. Dissertação de Doutorado. IL-PPG-Letras, UFRGS/RS, 2004.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? In: O Percevejo. Revista de Teatro, Crítica e Estética. Ano 11. № 12. 2003.

VELOSO, Jorge das Graças Veloso. A visita do divino. Brasília/DF: Thesaurus, 2009.

Publicado
2020-05-28