O performer como dramaturgo no processo criativo

  • Melina Scialom Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este trabalho visa discutir partes de um processo criativo onde o performer se torna dramaturgo da obra cênica. Para tal uso do conceito Dramaturgia do Performer criado por Melina Scialom e uso de exemplos de procedimentos realizados no espetáculo de dança Memórias. A Dramaturgia do Performer é uma pesquisa que surgiu a partir de uma inquietação sobre a possibilidade do ator e/ou bailarino (performer) ser o dramaturgo de seu próprio trabalho. Nesse contexto, os Estudos Coreológicos de Rudolf Laban e Valerie Preston-Dunlop são uma plataforma que permite o performer a agir de forma a se “pensar em movimento” e portanto realizar a dramaturgia de seu trabalho. A partir dessa premissa criamos um espetáculo onde os performers foram também os dramaturgos do trabalho. Assim, o processo de criação do trabalho aconteceu por meio de uma gama de procedimentos que geraram matrizes de movimento e estas foram sendo trabalhadas, aprimoradas e organizadas em estruturas dramatúrgicas. Estas por sua vez também foram experimentadas e re-elaboradas a partir do diálogo entre a experiência de cada um dos performers, resultando em um espetáculo onde a dramaturgia da obra foi resultante da experiência do corpo em movimento e de sua presença no ato criativo.

Biografia do Autor

Melina Scialom, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Dança pela University of Roehamton; Mestre em Artes Cênicas pela UFBA; Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP. É pesquisadora colaboradora do Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP.

Referências

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Publicado
2020-05-28
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas