Qual é a função de um preparador corporal nas artes cênicas?

  • Mariana Destro Nomelini Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a influência do projeto “Preparação Corporal para Atores”, dos cursos em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para o surgimento da pesquisa de mestrado “A dança contemporânea na preparação corporal com atores”. A pesquisa caminha hoje na urgência em desenhar um campo ainda escasso de publicações teóricas, e carente de respostas sobre as várias questões que atravessam a função de um preparador corporal, principalmente o aspecto político da visibilidade desses profissionais como categoria específica.

Biografia do Autor

Mariana Destro Nomelini, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

AZEVEDO, Sônia Machado de. O papel do corpo no corpo do ator. São Paulo: Perspectiva, 2017.

KEISERMAN, Nara et al. Preparação corporal e direção de movimento: formação e prática artística. São Paulo: ABRACE, 2019.

ROMANO, Lúcia Regina Vieira. A preparação corporal tem gênero?. In: TAVARES, Joana Ribeiro da Silva; KEISERMAN, Nara (Org.). O corpo cênico: entre a dança e o teatro. Rio de Janeiro: Editora Annablume, 2013.

TAVARES, Joana. Do maître a danser ao maître de mouvement – o que propor ao corpo do ator? In: TAVARES, Joana; KEISERMAN, Nara (Org.). O corpo cênico entre a dança e o teatro. São Paulo: Annablume, 2013, pp. 55-68.

TOURINHO, Lígia Losada; SOUZA, Maria Inês Galvão. A preparação corporal para a cena como evocação de potências para o processo de criação. Art Research Journal – Revista de Pesquisa em Arte, ABRACE, ANPAP e ANPPOM/UFRN, v. 3, n. 2, p. 178 – 193, jul. – dez., 2016.

Publicado
2020-05-28
Seção
Mulheres da Cena