Laboratórios de investigação e criação artística, história e iluminação cênica

Berilo Luigi Deiró Nosella

Resumo


A presente comunicação tem por objetivo apresentar questões e resultados parciais do projeto de pesquisa, ensino e extensão “Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional”, coordenado por mim no âmbito do Núcleo de Estudos de Técnicas e Ofícios da Cena-NETOC do Grupo de Pesquisa em História, Política e Cena-GPHPC/UFSJ (CNPq) e da linha de pesquisa Cultura, Política e Memória do PPGAC/UFSJ, financiado pelos editais Universais do CNPq e FAPEMIG 2018. O referido projeto propõe a realização de laboratórios de criação em iluminação cênica tendo como fim a investigação do fazer artístico e da formação acadêmica, a partir da investigação histórica e estética de formas de fazer da iluminação cênica no início do século XX. O que vem se realizando no projeto, a partir da formação de um grupo de estudos/trabalho, é a investigação coletiva sobre os potenciais técnicos e estéticos desta linguagem cênica a partir de um foco pré-definido: a fricção entre o real e a ficção como elemento central de articulação temática, visual e conceitual na cena moderna e contemporânea. Nesse contexto, propomos apresentar os resultados parciais de uma destas experiências, ainda em curso: a análise e reelaboração da proposta cênica – espacialidade e iluminação – do primeiro ato da peça Ciascuno a suo modo (1924), de Luigi Pirandello.

Palavras-chave


Iluminação cênica. História e historiografia do teatro. Laboratórios pedagógicos em iluminação cênica.

Texto completo:

PDF

Referências


NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. A dramaturgia como fonte para uma história da iluminação cênica: Pirandello capocomico iluminador. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 9, n. 4, Porto Alegre, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2237-266084817. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-26602019000400302&tlng=pt. Acesso em: 29 de dezembro de 2019.

PIRANDELLO, Luigi. Sei personaggi in cerca d’autore, Ciascuno a suo modo e questa sera si recita a soggetto. Maschere nude. v. III. 7. ed. a cura di Alessandro D’Amico. Milano: Garzanti Libri, 2015. (e-book).

PIRANDELLO, Luigi. Cada um a seu modo (Trad. Pérola de Carvalho e J. Guinsburg). In: GUINSBURG, Jacó. Pirandello: do teatro no teatro. São Paulo: Perspectiva, 1999.

SCHINO, Mirella. Alquimistas do palco: os laboratórios teatrais na Europa. São Paulo: Perspectiva, 2012.

TUDELLA, Eduardo A. da Silva. A luz na gênese do espetáculo. Salvador: EDUFBA, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Apoio