Uma perspectiva ética no teatro danzante de Elias Cohen

Lúcia Yumiko Kakazu

Resumo


A pesquisa apresentada se debruça sobre a prática do encenador e coreógrafo, Elias Cohen, que tem realizado obras proeminentes no panorama das artes cênicas do Chile e contribuído para a construção de novas epistemologias do corpo na América Latina. Formado em biologia do conhecimento e influenciado pelas teorias do biólogo, Francisco Varela, investiga dança e teatro aliados à pesquisa em neurociências. O trabalho mostra que é a partir do entendimento de que a mente é encarnada em um corpo e co-emergente na ação que podemos ter um olhar mais amplo sobre a poética desse artista, tomando-a dentro de uma perspectiva ética, dissidente e política, assumindo um ponto de vista ecológico de saberes e sustentando um posicionamento “Enativo” em relação a vida. A pesquisa teve início em 2018, dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e do grupo de Investigação Território de Estudos Indisciplinares em Artes - TEIA.


Palavras-chave


Teatro. Embodiment. Enação. Ética.

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ISSN 2176-9516

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