Uma perspectiva ética no teatro danzante de Elias Cohen

Resumo

A pesquisa apresentada se debruça sobre a prática do encenador e coreógrafo, Elias Cohen, que tem realizado obras proeminentes no panorama das artes cênicas do Chile e contribuído para a construção de novas epistemologias do corpo na América Latina. Formado em biologia do conhecimento e influenciado pelas teorias do biólogo, Francisco Varela, investiga dança e teatro aliados à pesquisa em neurociências. O trabalho mostra que é a partir do entendimento de que a mente é encarnada em um corpo e co-emergente na ação que podemos ter um olhar mais amplo sobre a poética desse artista, tomando-a dentro de uma perspectiva ética, dissidente e política, assumindo um ponto de vista ecológico de saberes e sustentando um posicionamento “Enativo” em relação a vida. A pesquisa teve início em 2018, dentro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e do grupo de Investigação Território de Estudos Indisciplinares em Artes - TEIA.

Biografia do Autor

Lúcia Yumiko Kakazu, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação de Artes Cênicas da USP. Possui bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2008).

Referências

COHEN, Elias. KIM teatro danzante. Google. Disponível em:

http://kimteatrodanzante.org/escuela-retiros. Acesso em: 22 jun. 2018.

COHEN, Elias. DANZA Y FILOSOFÍA ENACTIVA PARA LA NUEVA EDUCACIÓN. Reflexiones sobre la investigación y sus bases. Google. Disponível em: http://www.escuelafranciscovarela.cl/wp/wp-content/uploads/2017/08/El%C3%ADas-Cohen-Danza-y-filosof%C3%ADa-enactiva-para-la-nueva-educaci%C3%B3n.pdf. Acesso em: 06 jun. 2019.

FROST, S. Biocultural creatures: toward a new theory of human. Durham: Duke University Press, 2016.

GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 3. ed. São Paulo: Annablume, 2008. 150p.

MACEDO, Ana Cristina Pelosi de; FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes; FARIAS, Emilia Maria Peixoto (Org.). Cognição e linguística: explorando territórios, mapeamentos e percursos. Caxias do Sul, RS: Educs; Porto Alegre: Edipucrs, 2008.

MACEDO, Ana Cristina Pelosi de. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2010.

ROMANO, Lúcia. O teatro do corpo manifesto: teatro-físico. São Paulo: Perspectiva, 2013.

SILVA, Fabio Hebert da. Ética: cultivo da ação não centrada. Google. Disponível em: https://app.uff.br/slab/uploads/2008_d_FabioHebert.pdf. Acesso em: 28 dez. 2019.

VARELA, Francisco. Quattro pilastri per il futuro della scienza cognitiva. Publicado por Pluriverso, 2, 2000.

VARELA, Francisco. Etica y acción: conferencias italianas dictadas em la Universidad de Bolonia. 16-18 de diciembre, 1991.

VARELA, Francisco. Sobre a competência ética. (A. Morão, Trad.). Lisboa: Edições 70. (Trabalho original publicado em 1992)

VARELA, Francisco. The embodied mind: cognitive science and human experience. Francisco J. Varela, Evan Thompson, Eleanor Rosch. Massachusetts: MIT Press, 1993.

Publicado
2020-05-28
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si