A poética performativa no treinamento de ator-dançarino

Ana Paula Gomes da Rocha

Resumo


O presente trabalho propõe fazer uma análise comparativa entre dois grupos de Teatro: um acadêmico e brasileiro, outro profissional e tcheco, sendo o primeiro denominado Movère da Universidade Federal de São João Del Rei e o segundo Farm in the Cave sediado na República Tcheca. Os respectivos grupos evidenciam em seus trabalhos uma poética performativa enquanto se treina/ presenta, evocando o ponto chave de análise da pesquisa que é o próprio treinamento de ator e suas composições como um evento performativo. Esse treinamento inquieta seus espectadores, dando-lhes a percepção de que existe uma linha tênue entre o que é treino e o que é cena. Dessa forma, pretende-se levantar argumentos capazes de comprovar que o treinamento de ator pode ser a própria cena performativa, rompendo com a ideia de que treino e cena são etapas separadas como tradicionalmente é visto. O ponto de partida teórico dessa análise será o diálogo entre o olhar performativo da professora canadense Josette Féral (2015) e da pesquisadora alemã Erika Fischer-Lichte (2011).


Palavras-chave


Treinamento de ator. Ator-dançarino. Performatividade.

Texto completo:

PDF

Referências


ACÁCIO, Leandro G. S. O teatro performativo: a construção de um operador conceitual. 2011. Dissertação (Mestrado em Arte) – Escola de Belas Artes – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

PAUTILLA, Juliana. Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The Theatre. 2013. Dissertação (Mestrado) - Escola de Belas Artes– Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução de J. Guinsburg. 1ª Edição. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 197-210. 2009.

FISCHER – LICHTE, Erika. Estetica de lo performativo. Madrid: Abada Editores, 2011.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. Annablume, 2015.

SCHECHNER, Richard. 2006. “O que é Performance?”, em performance studies: na introduction, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.

SIQUEIRA, Adilson Roberto. Busca e retomada: um processo de treinamento para a construção da personagem pelo ator-dançarino. Campinas, SP: 2000 [s.n.]. Dissertação (Mestrado em Artes Corporais). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Apoio