Processos de formação de intérpretes em consigna livre: práxis e metodologias experimentadas pela Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), Núcleo de Artes Cênicas (NAC) e SP Escola de Teatro.

Resumo

RESUMO: Apresento na pesquisa reflexão a respeito da formação de atores e atrizes em consigna livre, imbricando antecedentes histórico-conceituais à observação das práxis estético-político-pedagógicos de três instituições que oferecem cursos de atuação: Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT), Núcleo de Artes Cênicas (NAC) e SP Escola de Teatro. Com base em pressupostos característicos da forma de produção coletivo-colaborativa do teatro de grupo e da atoralidade, no concernente à atitude criativa composicional da obra (configurando-se em experimento estético histórico-social), defendo a tese segundo a qual as metodologias experienciadas no processo formativo concernem ao modo como se considera a função social do teatro. Assim, ao estabelecer um campo de disputa simbólica, a arte contra-hegemônica intenta uma busca de alternativas e resistência, que cria novas formas de organização e relações sociais. Nesse sentido, evidenciam- -se, na reflexão, as influências do teatro livre, político, agitpropista e do teatro épico para a criação dos estúdios e do sujeito histórico teatro de grupo, coligindo produção artística e formação cultural. Parte da produção teatral europeia, desde o final do século XIX e início do século XX instigou a reação de opositores, que instaurou o processo de retomada do movimento hegemônico realista. No Brasil, a ascendência do livre verificou-se na produção teatral do chamado teatro da militância, principalmente, no Teatro de Arena, Teatro Paulista do Estudante e Teatro do Oprimido, entre outros. Já o esteticismo francês, impulsionou, entre outros, o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), do qual decorre o grupo Macunaíma e Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), coordenados por Antunes Filho. Do CPT provém parte significativa da experiência artística do NAC. Do teatro e estúdios criados na transição da Rússia para a URSS por Meierhold, em contraponto ao sistema Stanislávski, veio o projeto modelar configurado por Maria Thais da ELT. Maria Thais inspira outras iniciativas, nas quais insere-se a SP Escola de Teatro, porém com projeto e metodologia diametralmente opostas. Referente à estruturação, as diferenças percebidas relacionam-se às formas de organização: as instituições oferecem cursos gratuitos, divididos em módulos, com base em consigna livre; NAC constitui-se de modo análogo às organizações pré-capitalistas; SP Escola de Teatro postula inserção técnica no mercado teatral; ELT ocupa o Teatro Municipal Conchita de Moraes, em condições precaríssimas, em Santo André. Mesmo com as idiossincrasias presentes nas instituições, a produção e formação artísticas abarcadas pelo livre podem ser alternativas para se pensar modelos pedagógicos criativos, que propiciem descortinar outros cenários e um outro mundo possível, no qual seja garantida a igualdade de acesso às condições materiais de produção e de apropriação simbólica.


Biografia do Autor

Simone Carleto, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Artista pedagoga (atuação e direção), mestre, doutora e pós-doutoranda em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Atriz, assessora de diversos grupos teatrais e autora de ensaios e artigos nas áreas de pedagogia, crítica e interpretação teatral. Coordenou a extinta Escola Viva de Artes Cênicas de Guarulhos. Educadora na educação básica há 20 anos, atualmente diretora de escola municipal em Guarulhos.

Referências

ANTOINE, André. Conversas sobre a encenação. Rio de Janeiro: 7Letras, 2001. _________. Le théâtre libre. Paris: Eugène Verneau, 1890. _________. Mes souvenirs sur le Théâtre-Libre. Paris: Arthème Fayard & Cie, Éditeurs, 1921.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BORNHEIM, Gerd. Brecht: a estética do teatro. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

BRECHT, Bertolt. On the experimental theatre. In: The Tulane Drama Review. Vol. 6, No. 1 (Sep., 1961), p. 2-17. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1125000?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em 10 jul. 2017.

CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. Sao Paulo: Unesp, 1997.

COPEAU, Jacques. Apelos. São Paulo: Perspectiva, 2013.

COSTA, Iná Camargo. Panorama do Rio Vermelho. São Paulo: Nankin, 2001.

_________. Sinta o drama. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

PISCATOR, Erwin. Teatro político. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral: 1880–1980. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

TORRES, Walter Lima. Introdução. In: ANTOINE, André. Conversas sobre a Encenação. Rio de Janeiro: 2001, p. 9.

Publicado
2020-05-28
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas