Representar, apresentar

Resumo

Um dos conceitos fundamentais do teatro é o de “representação”, notadamente vinculado à noção de imagem, o que ocasiona diversos modos de contato ou de visão da realidade. Diferentemente do paradigma artístico do “modelo-cópia”, a representação cênica apoia-se na criação das imagens e ganha, com vários teatrólogos, a dimensão da reinvenção de realidades. A acepção do teatro pós-dramático também incorpora a discussão entre os limites da representação da realidade e de sua reinvenção no universo artístico e da imagem enquanto a própria realidade, por vezes, realidade psíquica, diferentemente da acepção de cópia do mundo ou de um evento factual. Isso aproxima o teatro de uma concepção de literatura como “ser de linguagem”, conforme o pensamento de Foucault, em As palavras e as coisas, e, ainda, à dimensão do acontecimento que diz respeito à noção de real. O olhar do sujeito, irremediavelmente como instância corporal, é, assim, concebido pela arte e, mais especificamente, pela teatralidade. Desse modo, coloco em questão o paradigma da representação e suas rupturas enquanto objeto de investigação, tanto da filosofia da imagem quanto pelo teatro. Se o olhar interessa ao pensamento filosófico e ao teatro, ele também está no processo de constituição do sujeito, pela via da psicanálise, em seus jogos especulares. Viver entre as possibilidades artísticas das narrativas ou de linguagens que ora representam, ora se apresentam, implica tomadas de posição diante das realidades: subjetivas, sociais, políticas. Também comparo as personagens desta narrativa cênico-literária – a obra Dom Quixote (1605,1615), de Cervantes – na mesma perspectiva anteriormente apontada, com a reinvenção de suas personagens principais na obra de Italo Calvino, O cavaleiro inexistente (1959). Se, em Dom Quixote, estaria presente o paradigma da representação, em O cavaleiro inexistente, a apresentação de imagens se aproximaria do teatro pela reinvenção de realidades. Neste artigo, busco articular, ainda, algumas imagens literárias, a exemplo do discurso da pastora Marcela, da obra de Cervantes, que pode ser lida enquanto uma dramaturgia, ou uma encenação acerca do desejo, em diálogo com as questões contemporâneas.

Biografia do Autor

Neide das Graças Souza Bortolini, Universidade Federal de Ouro Preto
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Literatura Brasileira. Doutorado em Artes na Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto na Universidade Federal de Ouro Preto no Instituto de Filosofia, Arte e Cultura, no Departamento de Artes Cênicas: Licenciatura.

Referências

ANZIEU, Didier. O eu-pele. Tradução Zakie Yazigi Rizka-Ilah e Rosali Mahsuz; revisão técnica Latife Yazigi. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1988.

BORGES, Jorge Luis. Outras inquisições. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 121-126.

CALVINO, Italo. Os nossos antepassados. Tradução Nilson Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. Lições americanas. 2. ed., 7ª reimp. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CERVANTES, Miguel de. Dom Quixote de La Mancha. Tradução do italiano: António Feliciano de Castilho [visconde de Castilho], Francisco Lopes de Azevedo Velho de Fonseca Barbosa Pinheiro Pereira e Sá Coelho [visconde de Azevedo] e Manuel Pinheiro Chagas. v. 1. São Paulo: Martin Claret, 2007.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução Luiz Roberto Salinas. São Paulo: Perspectiva, 1974.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1998a.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Michail. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

LAPLANCHE, Jean. Vocabulário de psicanálise Laplanche e Pontalis. Dir. Daniel Lagache. Tradução Pedro Tamen. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo: Cultrix, 2004.

Publicado
2020-05-28
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade