A prática como pesquisa e a abordagem somático-performativa

  • Ciane Fernandes Universidade Federal da Bahia

Resumo

A Prática como Pesquisa é uma modalidade que vem sendo desenvolvida neste milênio, como opção reconhecida no âmbito acadêmico internacional. No texto, prática e pesquisa são gradualmente aproximadas, chegando-se a dois exemplos onde a Educação Somática insere-se neste paradigma emergente de pesquisa.

Biografia do Autor

Ciane Fernandes, Universidade Federal da Bahia
Professor Associado IV. CNPq; Bolsista Produtividade em Pesquisa 1C.

Referências

AUSTIN, J. L. How to Do Things with Words. Oxford: Clarendon Press, 1962.

BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação, UNICAMP, n.19 (jan/fev/mar/abr 2002), pp.20-28.

FERNANDES, C. Pesquisa Somático-Performativa. In: Art Research Journal. Vol.1/1 (jul./dez. 2014), pp.76-85.

GINOT, I. Para uma epistemologia das técnicas de educação somática. In: O Percevejo. Volume 02 - Número 02 (julho-dezembro/2010), pp.1-17.

GUARATO, R. Corpos lampejantes na cena contemporânea de dança no Brasil. XXVII Simpósio Nacional de História. Natal, julho de 2013.

HACKNEY, P. Making Connections. Amsterdã: Gordon and Breach Publishers, 1998.

HANNA, Thomas. The Field of Somatics. In Somatics, v.I, n.1 (Autumn 1976), pp.30-34.

HASEMAN, B. C. Manifesto for Performative Research. In: Media International Australia incorporating Culture and Policy, n.118 (2006), pp.98-106.

LEPECKI, A. Stress. In ReMembering the body. G. Brandstetter e H. Völckers (org). Ostfildern-Ruit: Hatje Cantz Verlag, 2000.

NAGATOMO, S. Attunement through The Body. New York: State University of New York, 1992.

NELSON, R. Practice as Research in The Arts. Hampshire: Palgrave

Macmillan, 2013.

WITKIN, S. L. Why Do We Think Practice Research is a Good Idea? In: Social Work & Society, Volume 9, Issue 1 (2011), pp.10-19.

Seção
Mesas Temáticas