Corpo, técnica e vazio: a cena expandida contemporânea e os diálogos interculturais com o Oriente

  • Ana Paula Martins Gouveia Universidade de São Paulo
  • Daniel Reis Plá Universidade Federal de Santa Maria
  • Cassiano Sydow Quilici Universidade Estadual de Campinas

Resumo

A mesa parte de questões emergentes na cena expandida contemporânea sobre corpo, percepção e experiência, trazendo abordagens que privilegiam novas formas de diálogo com referências orientais (em especial o Budismo). Cassiano Quilici tratará das experiências do vazio em performances que privilegiam a problematização da representação, buscando a produção de estados de “presença” e formas de encontro e comunicação menos mediadas pelo simbólico. Ana Paula Gouveia tematizará as próprias noções de corpo e de “eu” subjacente a práticas do ator, a partir de uma abordagem aprofundada de conceitos advindos da tradição budista. Daniel Plá tratará do treinamento de atores com base nas práticas contemplativas partindo de pesquisas desenvolvidas na Inglaterra e Estados Unidos que repensam as técnicas do ator a partir dos conceitos de treinamento psicofísico, cultivo, awareness e mindfulness.

Biografia do Autor

Ana Paula Martins Gouveia, Universidade de São Paulo
Mestre (2000) e Doutora (2004) em Estética do Audio Visual pela Universidade de São Paulo.
Daniel Reis Plá, Universidade Federal de Santa Maria
Doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Professor adjunto no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria.
Cassiano Sydow Quilici, Universidade Estadual de Campinas
Professor livre-docente na área de teoria do teatro e da performance no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas.
Seção
Mesas Temáticas