Artista-docente: discursos e práticas dentro do contexto universitário

  • Ana Carolina Mundim Universidade Federal de Uberlândia
  • Alexandre Donizete Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Rosa Cristina Primo Gadelha Universidade Federal do Ceará

Resumo

Com a expansão dos cursos de Graduação em Dança nas universidades públicas brasileiras tem crescido o espaço para a atuação de jovens artistas docentes que além de suas práticas pedagógicas visam a manutenção de suas criações artísticas visando ao fortalecimento da área como campo de conhecimento. Essas práticas imbricadas nas tarefas cotidianas revelam uma série de reflexões que perpassam a formação do artista. O presente texto, decorrente da mesa temática apresentada no VII Congresso da ABRACE, visa estimular a discussão de como se dão esses espaços de fricção da arte no ensino superior.

Biografia do Autor

Ana Carolina Mundim, Universidade Federal de Uberlândia
Professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia.
Alexandre Donizete Ferreira, Universidade Federal de Goiás
Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás.
Rosa Cristina Primo Gadelha, Universidade Federal do Ceará
Professora adjunta da Universidade Federal do Ceará.

Referências

COELHO, I. M. Filosofia, educação, cultura e formação: uma introdução. In: Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia.Org. Ildeu M. Coêlho. Goiânia: Ed. PUC Goiás. 2009

FERREIRA, A. D. Imbricações entre a Arte e a Biologia para manifestação das poéticas corporais nos artistas da cena. Tese defendida pelo Instituto de Artes/UNICAMP. 2014.

GOLDBERG, L. G. A semente resiliente: arte, docência, experiência e

autoformação. In: Invenções do Ensino em Arte. Org. Rosa Primo e Denise Parra. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2014

MUNDIM, A.C. O artista docente na dança: desafios. XXIII Congresso

Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil (Confaeb). 2013.

STRAZZACAPPA, M. A formação do professor em dança. In: Docência – artista do artista – docente. Org. Thaís Gonçalves, Héctor Briones, Denise Parra e Carolina Vieira. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2012

ZYLBERBERG, T. P. Pela libertação das inteligências dos corpor: na formação discente para a atuação docente. In: Corpos Anárquicos. Org. Francisco Silva Cavalcante Junior. 1ª ed. Curitiba: CRV. 2014

Seção
Mesas Temáticas