Artista-docente: discursos e práticas dentro do contexto universitário
Resumo
Com a expansão dos cursos de Graduação em Dança nas universidades públicas brasileiras tem crescido o espaço para a atuação de jovens artistas docentes que além de suas práticas pedagógicas visam a manutenção de suas criações artísticas visando ao fortalecimento da área como campo de conhecimento. Essas práticas imbricadas nas tarefas cotidianas revelam uma série de reflexões que perpassam a formação do artista. O presente texto, decorrente da mesa temática apresentada no VII Congresso da ABRACE, visa estimular a discussão de como se dão esses espaços de fricção da arte no ensino superior.Referências
COELHO, I. M. Filosofia, educação, cultura e formação: uma introdução. In: Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia.Org. Ildeu M. Coêlho. Goiânia: Ed. PUC Goiás. 2009
FERREIRA, A. D. Imbricações entre a Arte e a Biologia para manifestação das poéticas corporais nos artistas da cena. Tese defendida pelo Instituto de Artes/UNICAMP. 2014.
GOLDBERG, L. G. A semente resiliente: arte, docência, experiência e
autoformação. In: Invenções do Ensino em Arte. Org. Rosa Primo e Denise Parra. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2014
MUNDIM, A.C. O artista docente na dança: desafios. XXIII Congresso
Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil (Confaeb). 2013.
STRAZZACAPPA, M. A formação do professor em dança. In: Docência – artista do artista – docente. Org. Thaís Gonçalves, Héctor Briones, Denise Parra e Carolina Vieira. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora. 2012
ZYLBERBERG, T. P. Pela libertação das inteligências dos corpor: na formação discente para a atuação docente. In: Corpos Anárquicos. Org. Francisco Silva Cavalcante Junior. 1ª ed. Curitiba: CRV. 2014