Intervenção urbana como tática pedagógica. Encontro com foliões

  • Carminda Mendes André Universidade Estadual Paulista

Resumo

O artigo apresenta parte dos resultados do projeto Intervenção Urbana como tática pedagógica. Encontro com Foliões fomentado pela FAPESP. A pesquisa é composta pela aproximação de comunidades que sofrem algum risco de apagamento cultural e realiza ação intervencionista com o objetivo de criar um campo de possíveis trocas de saberes e aproximações entre a prática da intervenção urbana como tática arte-educativa e a produção da Festa do Reisado da Folia Pena Branca em Uberlândia – MG; da Festa do Divino mantida por assentados da Vila Canela em Palmas – TO; e a preparação do desfile de carnaval da Escola de Samba Lavapé em São Paulo – SP. No artigo, apresenta-se conceito alargado da arte da intervenção urbana, suas aproximações e diferenças com a arte popular de rua e seus saberes táticos. As bases teóricas para pensar “cultura popular” assentam em Michel de Certeau e xxx Brandão; para análise da coleta dos dados realizada em campo, toma-se como metodologia as sugestões encontradas na Sociologia das Ausências e Sociologia das Emergências propostas por Boaventura de Sousa Santos.

Biografia do Autor

Carminda Mendes André, Universidade Estadual Paulista
Pesquisadora e Docente colaboradora do Programa de Pós Graduação em Arte do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Referências

ANDRÉ, Carminda Mendes. Arte como mediadora de afesto. In Rebento: Revista de artes do espetáculo. UNESP-IA, n.4. São Paulo: Instituto de Artes, 2013.

ANDRÉ, Carminda Mendes. Memórias soterradas. In: Anais XXI Encontro Estadual de História. Franca, São Paulo, 2012.

http://www.encontro2012.sp.anpuh.org/site/anaiscomplementares#C Acessado em: 0792015.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campina, SP; Papirus, 1989.

BRASILEIRO, Jeremias. Cultura afro-brasileira na escola: o Congado em sala de aula. São Paulo: Cone, 2010.

BRASILEIRO, Jeremias. Congadas de Minas Gerais. Fundação Cultural

Palmares, 2001.

DE CERTEAU, Michel. Artes de Fazer I. A invenção do cotidiano. 15ª Ed.,Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2002.

RIOS, Diogo Sérvulo da Cunha Vieira. Intervenção Urbana: desconstruções do espetáculo cotidiano. Dissertação de mestrado em Artes, PPGA, IA – UNESP, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para um novo senso comum: a ciência, o direito, a politica na transição paradigmática. 4ªEd. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez, 2010.

UGLIARA, Milene Valentir. Errâncias na metrópole: a experiência do Coletivo Mapa Xilográfico. Dissertação de mestrado em Artes, PPGA, IA – UNESP, 2013.

Seção
Epistemologias do Sul na pesquisa em artes cênicas e nas práticas da cena contemporânea expandida