Micropolítica, corpo e acontecimento: a potência do encontro na intervenção espaço para apedrejar

  • Jan Moura Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daniela Correa Leite Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Thereza de Oliveira Azevedo Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo

A cidade é um campo de experiências, um espaço para o acontecimento, para novos agenciamentos, aberto para o que o encontro com o outro possibilita (LAZZARATO, 2006); onde composições estéticas, como as intervenções urbanas, misturam-se a cotidianos urbanos e essas operações estéticas são também políticas, macro ou micropolíticas (DUBATTI, 2007). Reflete-se neste trabalho a experiência do grupo “Confraria dos Atores” (Cuiabá-MT) em seu processo de pesquisa para a construção do novo trabalho intitulado “Bicha”, que discute identidades de gênero e sua fluidez, fragmentação, muitas vezes contraditórias e não resolvidas (HALL, 2014). Para a criação estão sendo experimentadas diversas ações na cidade, na perspectiva de estabelecer encontros porosos para recepção de visões e experiências, que possam vibrar, fazer pensar e que sejam capazes de causar tremores criativos (LARROSA, 2015), que farão parte seja como conteúdo, seja como disparadores de pesquisa, ou enquanto obra em si (DEWEY, 2010). Uma dessas ações chamou-se “Espaço Para Apedrejar”, em que os performers propuseram um contato entre eles e outras pessoas dispostas a experimentar juntos, e promoveram um encontro festivo na cidade: um espaço que tinha como proposta a diluição de identidades de gênero heteronormativas através do ato de se travestir e do corpo em dança, muitas vezes sensualizadas. Este trabalho reflete sobre essa experiência e a relação potente do encontro e da partilha da criação (RANCIÈRE, 2005).

Biografia do Autor

Jan Moura, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutorando; Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea.

Referências

AQUINO, Fernando; MEDEIROS, Maria Beatriz de (Org.). Corpos Informáticos. Performance, corpo, política. Brasília: Editora do Programa de Pós Graduação em Arte, UNB, 2011.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

DELEUZE, Gilles e GUATARRI, Felix. Mil Platôs : Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 3. Trad. Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro : Editora 34, 1996.

DEWEY, John. Arte Como Experiência. Trad. Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUBATTI, Jorge. Filosofía Del Teatro I: Convivio, Experiencia, Subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.

GUATTARI, E e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1986.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2014

JACQUES, Paola Berentein e BRITTO, Fabiola Dultra. Corpografias Urbanas: Relações entre Corpo e Cidade. In LIMA, Evelyn Furquim Werneck (Org.). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.

LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre Experiência. Trad. Cristina Antunes, João Wanderley Geraldi. 1º Edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org. Ed. 34, 2005.

Seção
Poéticas descoloniais no espaço urbano/público - ocupações, deambulações, intervenções no espaço urbano/público